NOS ESTADOS UNIDOS

Alceu Fernandes, do Direito, foi o escolhido do DF para ir ao evento, que ocorre em abril, em Boston. Seleção considerou sua atuação em projeto internacional

Projeto Asas Integração Internacional une pesquisa e ações direcionadas à internacionalização na Universidade. Arte: Divulgação

O estudante de Direito da UnB Alceu Fernandes da Costa Neto (31) irá representar o Distrito Federal no Brazil Conference Harvard/MIT, nos Estados Unidos, em abril. Dez alunos de graduação de todas as regiões do Brasil foram selecionados para participar do evento na condição de embaixadores.

Criado em 2015, em Boston, cidade estadunidense, o encontro, que tem ocorrido anualmente com patrocínio de bancos e empresas brasileiras, é organizado por estudantes e busca debater propostas para diferentes áreas, como educação, ciência e tecnologia. Ministros, parlamentares, autoridades de governo, educadores e gestores públicos já marcaram presença em edições.

“É uma possibilidade de catalisar novas ideias em um evento com visibilidade internacional”, acredita Alceu. O estudante diz que personalidades brasileiras com diferentes visões de mundo estarão presentes. “Espero contribuir com o debate sobre internacionalização e políticas públicas.”

Alceu Fernandes é um dos dez estudantes brasileiros que estarão no Brazil Conference Harvard/MIT. Foto: Arquivo pessoal

Para participar como embaixador, há uma seleção prévia em três fases, cujo intuito é analisar a atuação do estudante frente à realidade brasileira, sua capacidade de liderança e suas conexões. Alceu foi selecionado pelo seu trabalho à frente do projeto Asas Integração Internacional, hoje formado por 13 estudantes de graduação dos cursos de Relações Internacionais, Letras, Sociologia, Engenharia de Produção e Direito.

Lançado em 2019, o Asas busca estudar o processo de internacionalização das universidades brasileiras e, ao mesmo tempo, promover ações de integração. Entre elas, aproximação com centros de pesquisa e governos de outros países e divulgação de oportunidades e orientação àqueles que desejam seguir os estudos acadêmicos no exterior.

Pelo projeto, já foram realizados diversos encontros com embaixadas e atividades com cientistas e ativistas.

“Estamos desenvolvendo um manual de boas práticas para instituições de ensino interessadas em fomentar a integração internacional, e o próximo passo será a criação de um programa de mentoria para auxiliar os estudantes nesse processo”, conta Alceu.