1º/2019

Estudantes são recepcionados em evento de boas-vindas na abertura do semestre letivo

No primeiro dia de aulas, estudantes foram recepcionados com mensagens que valorizam a presença de cada um na Universidade. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

A Universidade de Brasília recebeu, nesta quarta-feira (13), milhares de estudantes ávidos por conhecimento e grandes vivências ao longo do primeiro semestre letivo de 2019. Os alunos que participaram do #InspiraUnB, evento de recepção realizado no Centro Comunitário Athos Bulcão, no campus Darcy Ribeiro, encontraram um acolhimento caloroso.

A aula magna reuniu cerca de 1.200 pessoas e foi espaço para compartilhamento de informações, troca de experiências e reforço de energias e expectativas, tanto para calouros quanto para veteranos. Grupos de acolhimento formados por servidores e estudantes atuaram junto aos presentes.

Felipe Santana, do 6º semestre de Engenharia Elétrica, e Rodrigo Lopes, do 5º semestre de História, participam do programa de tutoria do Decanato de Ensino de Graduação (DEG). Eles se voluntariaram para ajudar na montagem do evento e na recepção dos estudantes.

“Quando entrei na UnB, fiz o tour do registro e vim ao Boas-Vindas assistir à palestra. Decidi participar agora porque gosto de conhecer pessoas e queria viver a experiência. Quero ajudar os calouros a não cometerem os mesmos erros que eu”, contou.

Mestre de cerimônias do #InspiraUnB 1º/2019 saudou mulheres e incentivou estudantes a persistirem na caminhada universitária. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Depois de mudar de curso, Leilane Reboredo está muito feliz. Antes aluna de Farmácia, a estudante tinha interesse em plantas medicinais, mas decidiu que tinha mais o perfil de Ciências Sociais. Em seu segundo Boas-Vindas, considera o momento muito importante. “No primeiro dia de aula, os professores já chegam falando de matéria e a gente fica confuso. Participar desse evento de recepção é bom, pois ajuda na ambientação.”

ESPAÇO PARA DIVERSIDADE – Mestre de cerimônias do #InspiraUnB, Maria Paula de Andrade já considerou um dia que a UnB estava longe de sua realidade de mulher negra e mãe solo. Agora, formada em Jornalismo e vendo tudo sob nova perspectiva, ela parabenizou os novos estudantes e fez uma fala temática sobre o mês da mulher.

"Hoje, para muitos, é o primeiro dia de um sonho. E eu digo: não desistam! Quero parabenizar todas as mulheres guerreiras que mantêm seus lares, trabalham em vários espaços, e buscam esse reconhecimento enquanto ser humano que contribui para o desenvolvimento social, buscam salários justos e seu lugar no ambiente acadêmico.”

PORTAS ABERTAS – No início do evento, a reitora Márcia Abrahão e o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, recepcionaram os calouros. Ambos falaram sobre o orgulho de pertencer à UnB, mote da campanha institucional de 2019, UnB, Sua Linda.

Nicole de Oliveira, Nayra Samela e Karine Lima, todas do curso de Serviço Social, se conheceram no caminho para o Centro Comunitário. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

Márcia Abrahão recomendou que, além das aulas, os alunos se envolvessem com extensão, pesquisa, esporte, participassem de atividades culturais e artísticas e que fizessem amizades. “Minhas palavras são de uma ex-aluna que se orgulha de fazer parte da UnB. Aqui, vocês terão alguns dos melhores momentos da sua vida”, garantiu.

Durante sua fala, a reitora também anunciou que a Biblioteca Central passa, nesta quarta-feira (13), a funcionar 24h por dia, em período experimental.

O decano Sérgio de Freitas deu três conselhos aos estudantes. Em primeiro lugar, conversar sempre com o coordenador do curso, que vai tirar todas as dúvidas sobre disciplinas e oportunidades. Em segundo, procurar os canais oficiais de comunicação da UnB, como o portal, e as páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Por fim, o decano convidou os presentes a procurarem o DEG se precisassem de qualquer informação ou se tivessem um problema. “Nos orgulhamos de ter vocês e aqui, estamos de portas abertas. Sejam felizes!”

Com tradução em Libras, reitora Márcia Abrahão e decano Sérgio de Freitas (DEG) deram orientações nas boas-vindas aos alunos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Na entrada do Centro Comunitário, a decana de extensão, Olgamir Amancia, estava disponível para apresentar a extensão universitária aos novos estudantes. “O aluno precisa saber que a formação passa por várias áreas, e extensão é parte fundamental. Nós queremos apresentar o que fazemos e mostrar que a extensão é um compromisso da Universidade com a sociedade. Tudo que o estudante aprende pode e deve ser usado para mudar o mundo”, disse.

A palestra desta manhã ficou por conta da bióloga Natalia Pasternak, que instigou os jovens universitários a fazer e propagar ciência com cidadania. A participação do coletivo de cultura popular, arte e educação Comboio Percussivo marcou o momento cultural.