HOMENAGEM

Em cerimônia de outorga de título, colegas e familiares destacaram atuação exemplar do docente. Agraciado possui mais de 150 artigos publicados

Referência em sua área de atuação, o pesquisador Jairo Eduardo Borges-Andrade coleciona 7.160 citações em artigos. Imagem: Reprodução/UnBTV

O professor Jairo Borges-Andrade, destaque nacional na área de psicologia organizacional e do trabalho e pesquisador colaborador sênior da UnB, é o mais novo emérito da Universidade. A outorga do título, aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni) em janeiro de 2021, foi realizada nesta terça-feira (23), em cerimônia remota transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube.

Ao homenagear o docente, aposentado do Instituto de Psicologia (IP), pessoas próximas destacaram não só aspectos da vida acadêmica de Jairo Borges-Andrade, mas da convivência com família, colegas e alunos. “Um emérito é uma pessoa ilustre, que continua a nos abrilhantar, mesmo depois de sua aposentadoria”, declarou a vice-diretora do IP, Fabrícia Teixeira. Ela acrescentou que “conviver com sua solidariedade, colaboração e gentileza é um prazer”.

HOMENAGENS – Na cerimônia de outorga, Jairo Borges-Andrade foi lembrado como “conector”, alguém que criou diversos vínculos e laços ao longo da carreira e que inspira a muitos. De acordo com a professora Maria Inês, diretora do Instituto de Psicologia, o amor profundo do docente pelo ensino e pela pesquisa é notável. “Ele é uma pessoa extremamente generosa, um grande ser humano, muito comprometido”, completou a diretora.

Segundo a reitora Márcia Abrahão, o professor Jairo “representa os professores da Universidade de Brasília, o que os estudantes querem ser e o que a nossa comunidade vê como exemplo de docência, pesquisa e conduta”. Ao recapitular a trajetória do homenageado, a professora do IP Gardênia da Silva emocionou-se e dissertou sobre o papel dele na formação de tantos discentes e sobre sua habilidade para estabelecer conexões com todos à sua volta, declarando que falava com “muito carinho e admiração”.

O professor Jairo Borges recebeu uma grande salva de palmas e muitos elogios, via chat, de quem assistia à solenidade. Imagem: Reprodução/UnBTV

O professor emérito também recebeu homenagens de sua família. A esposa, Mariza Borges, ex-diretora do IP, contou que Jairo é “alguém que sabe agregar e compartilhar”. Já suas duas filhas, Clarissa Borges, professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU), e Priscila Borges, professora da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB, relataram a experiência de presenciar a paixão do pai pela ciência.

Jairo agradeceu o reconhecimento dos colegas e familiares. Em seu discurso, o professor relatou que, durante sua trajetória acadêmica, teve a sorte de contar com a colaboração de excelentes profissionais e estudantes, que o apoiaram em seus projetos.

Ele destacou que sempre teve desejo de seguir carreira na pesquisa e que a área da psicologia se tornou sua grande paixão. “Meu objetivo de carreira, mais do que ser reconhecido, foi o de ter prazer fazendo o que queria: compreender a lógica e conhecimento do mundo, e contribuir para que outros a compreendam”, explicou o docente.

TRAJETÓRIA – Graduado em Psicologia pela Universidade de Brasília em 1972, Jairo Borges-Andrade foi um dos principais colaboradores para criação da Praxis, empresa júnior do curso. Prosseguiu com o mestrado apenas em 1977, cursado na The Florida State University, nos Estados Unidos, e ingressou no doutorado logo em seguida, em 1979, na mesma instituição.

Em 1990, teve sua primeira licença sabática (licença de um semestre concedida ao docente para desenvolver, em outra instituição de ensino ou pesquisa, projetos vinculados à sua área de conhecimento) no International Food Policy Research Institute, também nos Estados Unidos. Anos depois, realizou estudos na University of Sheffield, no Reino Unido; na Rijksuniversiteit Gröningen, na Holanda; no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE-IUL) e no Instituto Universitário de Lisboa, os dois últimos em Portugal.

Atuou como pesquisador na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) de 1979 a 1993, desenvolvendo atividades relacionadas à gestão de pessoas e de ciência e tecnologia.

Segundo o docente, a decisão de ingressar na UnB foi tomada em um momento no qual o objetivo inicial de sua carreira havia começado a se perder. “Tinha dificuldades para pensar e agir como pesquisador. Julguei que era hora de mudar: meu projeto de vida corria risco. O concurso do Instituto de Psicologia da UnB foi a oportunidade para retomar essa carreira e buscar respostas sobre a generalidade do conhecimento produzido em uma única organização”, compartilhou Jairo.

Como professor titular da UnB, de 1993 a 2019, pesquisou, entre outros assuntos, sobre aprendizagem no ambiente de trabalho. Aposentado desde então, o docente continua a desenvolver estudos na temática, agora com cargo de pesquisador colaborador sênior na instituição. Jairo Borges-Andrade possui mais de 150 artigos publicados, além de 7.160 citações em artigos científicos.

Confira a cerimônia de outorga do título:

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB