VEM PESQUISAR

Em parceria com a Embaixada da Suécia, UnB realizou evento para debater o prêmio e suas áreas de interesse

Até o momento sem ganhadores brasileiros na premiação, ação visou disseminar e atrair novos pesquisadores para as áreas de Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e Ciências Econômicas. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

A Universidade de Brasília, em parceria com a Embaixada da Suécia, realizou o Dia da Experiência Nobel, com uma série de palestras voltadas para as seis categorias da premiação. A intenção do evento é incentivar os estudantes a seguirem o caminho acadêmico e científico. A ação aconteceu em dezembro no Instituto de Geociências (IG) e no Instituto de Ciências Biológicas (IB), no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

 

“Nós convidamos especialistas de todo o Brasil para dar uma explicação sobre os prêmios. Queremos explicar porque essas pessoas recebem esses prêmios e o porquê de serem importantes. Além de debater a motivação das pesquisas premiadas e da contribuição que oferecem para a humanidade”, explicou Karin Wallensteen, embaixadora da Suécia, sobre o objetivo do Dia.

 

Luiz Eduardo Blum, diretor do IB, destacou que o Brasil ainda não possui um representante laureado no Nobel e que ações como essa podem ser o caminho para mudança. “Esse evento é excepcional para você ativar a necessidade dos jovens em conhecer o que ocorre no mundo. São poucos laureados latino-americanos, embora tenhamos uma massa crítica excepcional, que poderia ser mais reconhecida se a gente divulgasse eventos como esse”, ressaltou o professor.

 

O NOBEL – Em 1895, o cientista sueco Alfred Nobel deixou em testamento um dos seus últimos desejos: dar a maior parte de sua fortuna para uma série de prêmios em Física, Química, Medicina, Literatura e Paz. Em 1901, a primeira premiação foi realizada e, em 2023, 621 prêmios Nobel foram distribuídos. Além dos temas iniciais, atualmente a premiação honra os destaques em Ciências Econômicas.

 

Assista à reportagem completa da UnBTV:

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.