UnB 60 ANOS

Chamada pública convida estudantes de 12 a 15 anos a imaginarem seu futuro, como cientistas, na Universidade

A Chamada Pública é uma iniciativa da UnB e da Fiocruz Brasília. Arte: Divulgação

 

Estão abertas, até o dia 27 de março de 2022, as inscrições para a Chamada Pública nº 1/2022, de ilustrações e textos sobre o tema: Eu no futuro como cientista e a UnB. A chamada é dirigida a meninas de 12 a 15 anos, estudantes de escolas públicas do Distrito Federal e Entorno.

 

A seleção é uma iniciativa conjunta da Universidade de Brasília (UnB) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília e faz parte das comemorações pelos 60 anos da Universidade, no âmbito do projeto Mulheres na Ciência. Com a chamada, as duas instituições visam estimular meninas a seguirem carreiras científicas.

 

“O crescimento da participação das mulheres na ciência traz benefícios para toda sociedade”, destaca a decana de Pesquisa e Inovação (DPI), Maria Emília Walter. “A intenção desta ação é possibilitar que as meninas incluam a carreira científica em seus horizontes para que possamos ter pesquisadoras nas diferentes áreas do conhecimento. A UnB está de portas abertas para elas!”, completa.

 

Para a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, “promover esta ação em parceria com a UnB, nos seus 60 anos, reitera a importância da Universidade, por sua atuação exemplar no desenvolvimento de práticas mais equânimes e plurais na vida acadêmica”.

 

>>> Confira aqui a chamada pública

 

Para participar, as candidatas devem enviar suas ilustrações e textos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As ilustrações podem ser feitas à caneta ou tinta, no formato digital ou gravura. Os textos devem ter entre 10 e 20 linhas. No e-mail de inscrição, é preciso anexar também o formulário disponível no anexo da chamada pública, com dados da candidata, o nome e a assinatura de um responsável legal. Cada participante poderá concorrer com até duas ilustrações e dois textos inéditos. As inscrições são gratuitas.

 

Os trabalhos inscritos serão avaliados por comissão julgadora composta por representantes da UnB e da Fiocruz Brasília. Os critérios de seleção incluem interação entre ilustração e texto, originalidade, criatividade e pertinência em relação ao tema.

 

A vencedora será apresentada ao público no dia 27 de abril, por meio de reportagem especial, divulgada nos canais oficiais de comunicação da UnB. O trabalho da vencedora e de outras finalistas farão parte da exposição “Eu no futuro como cientista e a UnB”, que será montada no prédio da Reitoria, como parte a programação comemorativa dos 60 anos da UnB.

 

Na mesma ocasião, UnB e Fiocruz realizarão uma mesa redonda sobre os desafios e o papel das mulheres na ciência. Um encontro entre gerações, meninas e mulheres, para a troca de experiências e a cocriação do futuro.

 

MULHERES NA CIÊNCIA – A UnB iniciou o projeto Mulheres na Ciência em 2020, com o objetivo de visibilizar e valorizar o trabalho científico das mulheres e estimular a formação de novas pesquisadoras na Universidade. O projeto é coordenado pelo Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI).

 

Desde a sua criação, o Mulheres na Ciência vem realizando levantamentos sobre a atuação e liderança de mulheres em projetos e grupos de pesquisa, estimulando o debate sobre o tema e estabelecendo parcerias com instituições afins, como a Fiocruz Brasília.

 

Leia também:

>> UnB contrata professor visitante brasileiro e estrangeiro

>> Em conferência do #8MUnB, Lia Zanotta defende ações para reduzir as desigualdades de gênero

>> "UnB segue inquieta", diz reitora em evento sobre universidades "darcynianas"

>> Arquivo Central faz gestão do acervo que resgata a memória da Universidade

>> Em carta, reitora celebra conquistas das mulheres na UnB

>> UnB apoia Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

>> UnB recria comissão de heteroidentificação para graduação

>> Professoras da UnB são destaque em programação da SBPC para o 8 de março

>> Estudante da UnB participa do Brazil Conference Harvard/MIT

>> Para o mês da mulher, UnB promove debates sobre Política de Enfrentamento à Violência de Gênero

>> Simplifica UnB vai agilizar processos de concessão de bolsas e auxílios a estudantes e pesquisadores

>> UnB abre edital para Vestibular de Licenciatura em Libras

>> Reitora propõe criar associação inspirada em condomínios de blocos residenciais

>> Reitoria se reúne com docentes e técnicos da Faculdade de Tecnologia

>> Inscrições para a Sessão de Pôsteres da 74ª Reunião Anual da SBPC estão abertas

>> Guias ajudam a garantir a segurança da comunidade no retorno presencial

>> Saiba como comunicar suspeitas e casos de covid-19 à Universidade

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave