BOAS-VINDAS

O evento cultural on-line teve a música de Ellen Oléria, Zé Roraima e Batalha da Escada, além de dicas e acolhimento

Ao lado de Inácio Botelho, no acordeão, Zé Roraima canta no Happy Hour de Boas-Vindas a canção Ephemera, tema da campanha A UnB quem faz é a gente. Imagem: Reprodução UnBTV

 

Na última sexta-feira (23), o Happy Hour de Boas-Vindas – atividade cultural on-line de recepção aos calouros – fechou a primeira semana de aulas do semestre 1º/2021 ao som de Ellen Oléria, Zé Roraima e Batalha da Escada. Representantes da administração superior da UnB contribuíram com a apresentação dos decanatos da Universidade e ressaltaram a importância da extensão no processo de aprendizagem; estudantes veteranos falaram sobre as experiências universitárias. Conforme o preceito da campanha institucional A UnB quem faz é a gente, o evento virtual foi uma alternativa segura de atração cultural pensado para acolher, apoiar e inspirar os novos estudantes neste momento de pandemia. A transmissão foi feita pelo canal da UnBTV no YouTube. Quem perdeu ou deseja rever pode conferir a íntegra ao fim da matéria.

 

A apresentação foi feita pela professora Flávia Narita, do Departamento de Música. Ciente dos efeitos positivos que um som aprazível pode trazer aos ouvintes, ela definiu o evento como uma “acolhida virtual”. “Preparamos algumas atrações culturais e musicais. A gente sabe que, neste momento de pandemia, as artes vêm cumprindo o papel de amenizar um pouco o isolamento”, refletiu a docente, que está à frente da Diretoria de Difusão Cultural (DDC) do Decanato de Extensão (DEX).

 

Olgamir Amancia, decana do DEX, deu as boas-vindas aos novos estudantes e destacou os benefícios da extensão universitária para a aquisição de conhecimento – uma vez que o contato com a comunidade externa acrescenta experiências para além dos muros da Universidade.

 

“Aqui na UnB você terá a oportunidade de conhecer, conviver e refletir sobre a riqueza, as contradições e a diversidade do Distrito Federal e do Brasil. É um mundo a descobrir”, convidou, em fala direcionada aos calouros. “Você aprenderá aqui na Universidade a romper com os estereótipos e identificar a qualidade e o valor da diferença e da diversidade. As práticas cotidianas lhe farão compreender que na Universidade de Brasília a diferença é reconhecida e valorizada. A democracia e o respeito ao outro são fundamentos das nossas relações. Você descobrirá também que a violência e o preconceito não são tolerados na nossa Universidade."

Professora Flávia Narita e decana Olgamir Amancia dividem tela durante o Happy Hour de Boas-Vindas. Evento contou com tradução em Libras (intérprete ao centro). Imagem: Reprodução UnBTV

 

Alguns decanos enviaram vídeos com mensagens de boas-vindas aos novos alunos. “Aqui você terá a oportunidade de ter diferentes vivências e de ter uma formação de fato ampla, com pesquisa, extensão e participação nos mais diferentes projetos e programas”, enfatizou Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação. “Estamos à disposição para fazer dos próximos anos os melhores da sua vida”, completou.

 

O decano de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio, apresentou as diretorias coordenadas pelo DAC e declarou que a administração superior trabalha “em apoio à formação de vocês, à vida de vocês. Esperamos que tenham sucesso na formação acadêmica, profissional e principalmente na cidadã, que levarão para o resto de suas vidas”.

 

HAPPY HOUR – A primeira atração musical da tarde foi Zé Roraima, músico, compositor e produtor musical que em 2021 completa 40 anos de carreira. Em parceria com Paulo José Cunha, professor da Faculdade de Comunicação (FAC), assina as canções Ephemera – trilha sonora da campanha institucional A UnB quem faz é a gente – e Brasilianas. Ao lado de Inácio Botelho no acordeão, embalou o início do Happy Hour de Boas-Vindas com as duas canções que geraram elogios no chat da transmissão. Um dos telespectadores escreveu: “Essa música [Ephemera] dá uma esperança danada na vida.” Em seguida, Zé Roraima surpreendeu o público ao manifestar-se via chat: “Uma honra compartilhar esta mensagem de esperança com a querida UnB”.

 

O projeto de Extensão Batalha da Escada colaborou trazendo a participação de três integrantes do grupo. Há seis anos, o projeto surgiu da união de estudantes de cursos distintos que, às quartas-feiras, compartilhavam histórias e cultura em rodas de rima no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro. Em 2017, a Batalha da Escada concretizou-se como projeto de extensão com o apoio de docentes da instituição. A colaboração artística do projeto no Happy Hour de Boas-Vindas foi pautada na diversidade.

 

Nas rimas, MC Fernandes, Lis e Debrete compartilharam versos de superação de desafios, relataram as vivências em realidades distintas nas periferias do Distrito Federal e, assim como Olgamir Amancia, listaram os benefícios de participar de um projeto de extensão na Universidade de Brasília.

MC Fernandes, rapper de Santa Maria, não estuda na UnB, mas tem ligação com a Universidade graças à extensão. Imagem: Reprodução UnBTV

 

Daniel Fernandes, o MC Fernandes, conhecido também como @gordin100freio, é rapper, MC e microempreendedor. O morador de Santa Maria não é estudante da UnB, mas contou que “a extensão dá certo. Eu, um jovem sem perspectiva, com a mesma idade de vários alunos, estou aqui fazendo outro corre, mas me sinto parte da Universidade. É uma universidade pública e está aqui para o povo mesmo, ainda mais para a galera de Santa Maria”.

 

A cantora Ellen Oléria, formada em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília completa 20 anos de carreira em 2021; uma trajetória que foi iniciada quando ela ainda era estudante da UnB. A brasiliense encerrou o evento com três músicas que renderam comentários: “A Ellen sempre surpreende. A gente literalmente flutua ouvindo, é linda demais”, alguém comentou em referência à canção Flutua, de autoria de Marcelo Ferreira Menezes e Monsueto Jr, interpretada pela artista.

 

“A Universidade mudou muito a minha percepção de mundo, mudou as formas como eu me identifico, minhas identidades. Expandiu minhas conexões com as pessoas e eu desejo isso para vocês [calouros]”, relembrou Ellen Oléria. “Que seja um tempo de muita produtividade, que essa casa que me recebeu, receba vocês com muita abundância”, desejou.

 

CONVOCATÓRIA – Ao final do evento, a professora Flávia Narita convidou a comunidade acadêmica a contribuir com um banco de talentos da UnB. A iniciativa tem como objetivo difundir produções culturais tanto de membros da comunidade interna quanto da comunidade externa à UnB. As contribuições artísticas em formato de vídeo serão utilizadas em eventos virtuais da Universidade ao longo do ano. Para enviar a sua arte é necessário cumprir alguns requisitos (saiba quais) e preencher um formulário.

 

Confira na íntegra o Happy Hour de Boas-Vindas:

 

*estagiária de Jornalismo na Secom/UnB

 

Leia também:

>> UnB em Ação: um ano de ações sistemáticas de combate à pandemia

>> Desenvolvido no IL, projeto para ensino de português a surdos é adotado pelo Ministério da Educação

>> Pilar del Río inspira estudantes a assumirem papéis ativos na sociedade

>> Relatório de Gestão 2020 registra ações e resultados da UnB em ano histórico

>> UnB é 16ª melhor entre universidades da América Latina, aponta ranking

>> Em entrevista à UnBTV, ex-ministro Renato Janine Ribeiro diz que a ciência precisa conquistar a opinião pública

>> Limitação orçamentária imposta à UnB começa a impactar a assistência estudantil

>> Consuni aprova relatório de atividades do Ceam

>> Metodologia de ensino desenvolvida por professor da UnB recebe prêmio nacional

>> Cepe mantém atividades acadêmicas em modo remoto

>> Pesquisadores da UnB analisam atual situação da pandemia no Brasil

>> Conselho Comunitário pede manutenção de vagas e cursos noturnos

>> Audiência pública na Câmara discute PEC 32

>> Universidade tem seis áreas do conhecimento entre melhores do mundo

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.