UnB EM AÇÃO

País tem quase 175 mil mortos pela covid-19. Cerca de 6,5 milhões de brasileiros foram infectados

Boletim registra crescimento no número de casos de covid-19 no Brasil. Imagem: Reprodução

A 29ª edição do Boletim Coes, elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, traz novo relatório sobre a situação da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo.

>> Leia a íntegra da 29ª edição do Boletim Coes

COVID-19 NO BRASIL – Os últimos dados relacionados à pandemia de covid-19 no país apontam que 6.436.650 pessoas já foram infectadas desde o início da circulação da doença em território nacional. Destas, 174.515 perderam a vida. Após uma estabilização e até queda no número de casos e mortes, a curva de contágio voltou a ficar ascendente no Brasil.

Em estados como Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a chamada primeira onda não parece ter acabado. A preocupação é com o relaxamento das medidas de distanciamento social em função de aglomerações que poderão ocorrer durante as festas de fim de ano, da mobilização causada pelas eleições e da pouca intensidade dos órgãos gestores no combate à doença.

COVID-19 NO MUNDO – O mundo está alcançando a triste marca de 1,5 milhão de mortos por covid-19, enquanto a quantidade de infectados está na casa dos 64 milhões. Na Ásia, Japão, Indonésia, Malásia e Coreia do Sul apresentam alta nos números, ao mesmo tempo que a China não apresenta curvas ascendentes em relação à contaminação. Em países árabes, a doença apresenta números em queda, com exceção de Irã e Turquia, que seguem com dados em alta.

Na Eurásia, a covid-19 segue com forte transmissão na Rússia e em outras ex-repúblicas soviéticas, como Lituânia, Kosovo e Ucrânia. Armênia, Eslováquia, Bósnia e Herzegovina e Uzbequistão estão com a epidemia menos intensa. Na Europa, enquanto Alemanha, Bulgária, Hungria, Polônia e Romênia registram um platô alto de transmissão, França, Espanha e Reino Unido começam a ver seus números caírem após um rigoroso lockdown.

Nas Américas, Estados Unidos e Canadá seguem com os números em alta, enquanto a América Central tem seu maior foco de infecções no Panamá. Os países caribenhos, por sua vez, apresentam menor intensidade nos impactos da pandemia. Nos países sul-americanos, com exceção de Paraguai e Uruguai, a doença cede aos poucos.

Os principais focos de covid-19 na África são África do Sul, Quênia, Uganda, Egito e Argélia. Não houve mudança significativa no cenário da pandemia na Oceania.

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 29ª edição do Boletim Coes