UnB EM AÇÃO

Brasil ultrapassa marca de 5 milhões de infectados. Universidade aprova data de início do segundo semestre letivo de 2020 e substituição do vestibular tradicional

Boletim informativo segue com atualizações sobre a pandemia em nível nacional e mundial. Imagem: Reprodução

 

A 22ª edição do Boletim Coes, elaborado pelo Comitê Gestor do Plano de Contingência da Covid-19 (Coes) da UnB, traz novos dados relacionados à pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo, além de divulgar informações sobre a atuação da Universidade diante dos impactos da crise sanitária.

 

>> Confira aqui a íntegra da 22ª edição do Boletim Coes

 

COVID-19 NO BRASIL – A última atualização dos dados sobre a pandemia, até 15 de outubro, aponta que 5.117.825 pessoas já foram infectadas por covid-19 no país. Dessas, 151.161 perderam a batalha contra o novo coronavírus. Até o momento, Piauí é o único estado que apresenta alta na média móvel de mortes nos últimos 14 dias, mas a situação no Amazonas, particularmente, deve ser levada com atenção.

 

Segundo informações do boletim, na semana passada, São Paulo, Ceará, Bahia, Distrito Federal e Pará eram as unidades federativas com maior número de casos de covid-19. Em termos de incidência das contaminações, Roraima, Amapá e o Distrito Federal estavam à frente.

 

A pandemia segue avançando no Brasil, apesar de as ações de autoridades federais e estaduais sugerirem que o mal já passou. Com o feriado prolongado de 12 de outubro, a tendência é que possa haver uma alta acentuada no número de infecções, consequência das cenas de aglomeração registradas no período.

 

COVID-19 NO MUNDO – Na última semana, foram registrados mais de 350 mil casos de covid-19 em todo o planeta – o número mais alto desde o início da pandemia. A situação na Europa está particularmente preocupante, com a segunda onda de infecções se consolidando por lá.

 

A França está vendo o número de leitos de UTI diminuírem; a Espanha sofre com a judicialização do lockdown instaurado no país; Reino Unido, Alemanha e Bélgica apresentam alta considerável no número de infectados. Na semana passada, a Europa registrou, em um único dia, mais infecções que Estados Unidos, Brasil e Índia somados.

 

Na Índia, a doença segue avançando, especialmente nos grandes centros, o que faz do país o novo epicentro de covid-19 no continente asiático. Os Estados Unidos seguem liderando o ranking de mortes e infecções por covid-19; no restante do continente americano, Peru, Bolívia e Chile vêm apresentando alta exponencial no número de casos – é importante frisar que esses países ainda enfrentam a primeira onda de infecções.

 

Oceania e África continuam com o número de casos sob controle. Isso, no entanto, não significa que os países localizados nesses continentes devam deixar de lado as medidas de proteção de suas populações.

 

SEMESTRE LETIVO E SELEÇÃO – Na seção Comitê News, o boletim informativo destaca a aprovação, em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) na sexta-feira (9), da data para início do segundo semestre letivo de 2020 – será em 1º de fevereiro de 2021. No mesmo encontro, foi decidida a substituição do Vestibular de 2020, que ocorreria no meio do ano, pelo ingresso por meio do Acesso Enem UnB. A seleção utilizará a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019.

 

REDE AMPLIADA – O Guardiões da Saúde é um aplicativo móvel e gratuito que realiza vigilância participativa na área da saúde. O app, desenvolvido pela Rede Brasileira de Profissionais de Vigilância em Saúde (ProEpi), foi reformulado, com o apoio do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) da Universidade de Brasília, para aperfeiçoar o trabalho de monitoramento em saúde relacionado à covid-19 e ser adequado ao contexto da instituição.

 

Agora, o aplicativo ampliou seu alcance para o Instituto Federal de Brasília (IFB). Os boletins epidemiológicos e institucionais do Guardiões da Saúde são disponibilizados todas às quartas e sextas-feiras nos perfis do projeto no Instagram e Facebook.

 

*Dados sobre a pandemia atualizados depois do fechamento da 22ª edição do Boletim Coes

 

Leia também:

>> Pesquisa busca entender ressignificações de mundo geradas pela pandemia entre a comunidade acadêmica

>> Pesquisadores da UnB geram resultados em intercâmbio em empresa alemã de tecnologia automotiva

>> SIGAA passa a disponibilizar informações do Lattes

>> Cepe aprova data de início do segundo semestre de 2020

>> UnB se une a projeto para a inclusão de pessoas com deficiência

>> Como fica o Vestibular de 2020?

>> Pesquisa conduzida pela UnB analisa manifestações orais relacionadas à covid-19

>> Instrução normativa regulamenta a prestação de serviços de laboratórios da UnB a clientes externos

>> Pesquisa pretende identificar impacto da pandemia entre mulheres no DF

>> Projeto propõe alternativas para auxiliar docentes da rede pública do DF no ensino remoto emergencial

>> Pesquisa mapeia práticas de enfermagem na Atenção Primária à Saúde

>> Pesquisa faz recorte da contaminação por covid-19 entre profissionais de odontologia do DF

>> Grupo da UnB desenvolve aparato de ventilação para combater a covid-19 nos hospitais

>> UnB realiza inspeção em laboratórios que seguem em funcionamento durante a pandemia

>> Projeto leva informações a produtores do campo sobre manejo de animais durante a pandemia

>> Disciplina incentiva adesão dos estudantes ao aplicativo Guardiões da Saúde

>> DEG lança cartilha para orientar retorno às atividades não presenciais

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.