INTERNACIONAL

Mestrandos em Sistemas Mecatrônicos ampliam oportunidades de atuação dedicados a estudos com carros autônomos

Em atuação em empresa ligada à Audi desde 2019, pesquisadores agora analisam o desempenho de carros autônomos em rotas com obstáculos. Imagem: Reprodução

Pouco mais de um ano após embarcarem para a Alemanha, onde estagiaram na empresa de tecnologia Elektronische Fahrwerksysteme (EFS), ligada à automobilística Audi, os estudantes de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Mecatrônicos (PPMEC) Gabriel Pinheiro e Bruno Justino Garcia foram estimulados a seguir nova direção na empresa, agora nos estudos com carros autônomos.

>> Relembre: Alunos da UnB desenvolvem pesquisa na Audi

Anteriormente, eles foram designados para colaborar em pesquisas, com o intuito de estabelecer melhorias no funcionamento de baterias de carros elétricos, e na prototipação de patentes desenvolvidas pelo professor João Paulo Lustosa, do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE/FT). O docente atuou na EFS enquanto esteve em licença não-remunerada da UnB. Conforme discussão interna, os pesquisadores foram conduzidos para estudo do comportamento de carros autônomos.

“Inicialmente, o plano era eles trabalharem na área de veículos elétricos. Contudo, devido ao plano estratégico da EFS, cujo foco passou a ser exclusivamente veículos autônomos, os temas dos estágios foram adaptados para este modelo de transporte”, afirma Lustosa. Ambos os estudantes também atuaram em estudos de temas relacionados, produzindo, até o momento, três publicações científicas.

Inicialmente, os estudantes foram designados para pesquisar o funcionamento de baterias, agora eles estão envolvidos em estudos sobre carros autônomos. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

RUMOS – A oportunidade de estágio internacional garantiu ao mestrando Bruno um contrato vitalício com a Audi. Em suas atividades, ele examina a performance dos veículos autônomos e, com uma composição de câmeras para detecção de objetos ao longo da rodovia, busca melhorar a segurança dos testes de carros.

"O carro tem uma câmera dentro, mas você precisa entender o que pode existir em seu percurso para coordenar seus trajetos e determinar por onde ele deve transitar ou se irá parar próximo a um objeto. Além de estimar a distância entre os objetos e a câmera do veículo", explica o estudante.

Gabriel, por sua vez, aguarda o período de pandemia de covid-19 passar para pleitear uma possível vaga na empresa alemã. Mesmo atuando com outro objeto de estudo, o pesquisador se mantém dedicado à análise de comunicação dos veículos. Segundo ele, o objetivo atual é fazer um esquema de comunicação sem fio entre os múltiplos veículos autônomos para situações de emergência.

“A ideia é que ele funcione em paralelo aos sistemas de comunicação já existentes, servindo de backup. Então, o formato garante que a comunicação seja estabelecida em situações que a comunicação principal falhar, adaptando-se à interferência”, afirma. Tanto Gabriel quanto Bruno já concluíram as disciplinas obrigatórias do PPMEC e se preparam para apresentar suas dissertações.

O professor João Paulo Lustosa segue orientando estudantes da UnB no eixo de carros autônomos e espera que outros tenham a mesma chance que Bruno e Gabriel tiveram. Imagem: Divulgação

NOVAS OPORTUNIDADES – Atualmente, o professor João Paulo Lustosa foi convidado a compor o corpo docente da Hochschule Hamm-Lippstadt (HSHL), uma universidade alemã de ciências aplicadas. Antes, ele lecionou na Universidade Técnica de Ingolstadt (THI), onde os estudantes participaram de intercâmbio.

Lustosa continua orientando, voluntariamente, 12 estudantes do PPMEC. Para ele, a nova ocupação abre oportunidade para que outros discentes da UnB também possam participar de futuros intercâmbios e estágios internacionais nas instituições onde atua.

“Na UnB, o professor Giovanni Almeida Santos, que também é meu doutorando, oferta a disciplina de veículos autônomos, mesma oferecida pela THI, enquanto o Bruno pretende realizar o doutorado no PPMEC e, assim como eu fiz com ele e com o Gabriel, poderá trazer alunos para trabalhar com ele na Audi”, aponta o docente.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB