OUTUBRO ROSA

Ações educativas buscam informar a comunidade acadêmica sobre importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença

Palestra sobre inovações no diagnóstico e tratamento foi promovida pela Liga de Combate ao Câncer e aconteceu na Faculdade de Ciências da Saúde da UnB. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Outubro é o mês de conscientização sobre o câncer de mama, tipo de tumor de maior prevalência e com alto índice de mortalidade entre a população feminina em todo o mundo. Sensibilizar a comunidade quanto ao problema e incentivar a prevenção são importantes medidas, que podem auxiliar na redução do número óbitos relacionados à doença. Em apoio à causa, a UnB aderiu à campanha Outubro Rosa, com ações para disseminar informações sobre o tema.

Como parte da iniciativa, o prédio do Restaurante Universitário (RU) está sendo iluminado com refletores na cor rosa, símbolo da campanha. As instalações da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) também ganharam adornos na mesma cor, em referência à mobilização. O Decanato de Assunto Comunitários (DAC) e a Prefeitura estão em negociação para que o prédio da Reitoria também seja iluminado.

Além da decoração, atividades educativas estão sendo realizadas em algumas unidades acadêmicas e administrativas. Na Casa do Estudante Universitário (CEU), por exemplo, moradores têm recebido por email materiais de conscientização e orientações sobre clínicas e laboratórios para realização do exame de mamografia gratuitos ou a preços acessíveis.

Colaboradores do RU aderiram ao uso do laço rosa durante o mês, como parte das ações do Outubro Rosa. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A Coordenadoria de Saúde Ocupacional (CSO/DGP) tem contribuído com a campanha, por meio da divulgação de material informativo pela rede de emails da UnB, sobre os principais fatores de risco, estratégias e hábitos saudáveis para evitar a doença. Para lembrar a comunidade acadêmica sobre o tema do mês, displays de mesa com informações sobre o Outubro Rosa também estão visíveis no RU.

Outras medidas de conscientização, como rodas de conversas, estão sendo incentivadas entre servidores das diretorias do DAC. O decano André Reis acredita que a informação e a prevenção são os caminhos para reduzir os números de casos da doença. “Enquanto instituição, temos a responsabilidade de disseminar informações importantes e cuidar da qualidade de vida da nossa comunidade”, afirma.

PROMOÇÃO À SAÚDE – Anualmente, a Liga de Combate ao Câncer promove ações na UnB e em outras localidades do Distrito Federal, com o intuito de chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção. Desta vez, o grupo organizou, ao longo do mês, um ciclo de palestras, em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), para a discussão de temas como diagnóstico, tratamento e avanços nas políticas públicas de combate. A próxima atividade será no dia 31 de outubro, das 13h às 14h, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FS).

No dia 6 de outubro, a Liga esteve na transmissão ao vivo do programa de televisão Bem-Estar, realizado no Taguaparque, em Taguatinga. Na ocasião, foi realizada, junto com a SBM, a triagem de mais de 300 pacientes para a realização da mamografia em unidades de saúde da região.

Christiane Vasques destaca importância dos exames contra o câncer de mama. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

“A maioria das pessoas que são diagnosticadas com câncer de mama já estão em uma fase avançada da doença. Por isso a importância de conscientizar pessoas a buscarem atendimento médico caso identifiquem alguma alteração”, comenta a vice-coordenadora da Liga e professora da UnB Christiane Vasques.

Valorizar a autoestima também é foco das ações da Liga. O Dia da Beleza promovido pelo grupo em 9 de outubro, na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia do Hospital Universitário de Brasília (HUB), levou às mulheres em tratamento da doença informação e cuidados estéticos.

A Liga de Combate ao Câncer também está arrecadando lenços e recursos para a confecção de perucas, que serão destinadas às pacientes com câncer de mama do HUB.

ESTATÍSTICAS – O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima, para este ano, a ocorrência de 58 mil novos casos da doença no país. Apesar do quantitativo ainda ser relevante, estudos recentes demonstram queda de 42,85% na taxa de mortalidade por câncer de mama entre mulheres, de 2000 a 2014. O número médio de casos detectados precocemente também elevou-se no período, passando de 1,55 para 13,52.

“Quando o diagnóstico é feito em fases iniciais da doença, as chances de cura são mais altas. Por isso é importante realizar o autoexame e exames preventivos, como mamografia e ultrassom”, ressalta Christiane Vasques. A docente alerta para os principais sinais a serem observados, como alteração no formato da mama, pele com aspecto de casca de laranja, regiões avermelhadas, inversão do mamilo e nódulos palpáveis.

Confira vídeo da Liga sobre a campanha Outubro Rosa: