SAÚDE

Faculdade de Ciências da Saúde e Hospital Universitário de Brasília aderem à campanha Outubro Rosa com atividades de conscientização e promoção à saúde

Ensaio fotográfico com pacientes com câncer de mama realizado durante campanha do Outubro Rosa, em 2015 Foto: Michelle Cordeiro/ComunicaFS

Mais de 57 mil novos casos de pessoas com câncer de mama deverão ocorrer em 2016, segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). O número de vítimas da doença tem crescido significativamente nos últimos anos: entre 2009 e 2014, houve aumento de 13,4% na quantia. Além disso, a incidência tem sido cada vez maior em pessoas com menos de 50 anos. Com o objetivo de difundir informações sobre o assunto e alertar à população, por meio de ações diversas, sobre medidas para o combate do câncer de mama, a Faculdade de Ciências da Saúde (FS) dedicará a semana de 24 a 28 de outubro à campanha Outubro Rosa: FS pela Saúde Integral da Mulher. O evento é organizado pelo grupo ComunicaFS.

Mesa-redonda, atividade de saúde, beleza e bem-estar, exibição de filmes com debates, sarau, ensaios fotográficos e atividades interativas abordarão questões como a prevenção, o diagnóstico, o tratamento, o acolhimento, mitos e verdades sobre a doença, um dos tipos de câncer mais frequente entre mulheres. Todas as atividades ocorrerão na FS. A abertura da programação será na segunda-feira (24), às 14h, no auditório 2, com a participação de profissionais da saúde de diversas áreas, que abordarão alguns aspectos relacionados à doença e às formas de enfrentamento.

<<Confira a programação.

Segundo Maria Fátima Sousa, diretora da unidade acadêmica, a iniciativa busca incentivar as comunidades acadêmica e externa a se cuidar para que tenham uma vida prolongada e, caso diagnosticada a doença, possam tratá-la a tempo da recuperação. “Todas as ações têm a finalidade de chamar a atenção da comunidade sobre a importância de prevenir esses agravos bastante complicados para a saúde pública. São agravos que têm custo alto na assistência e no cuidado. O mote é alertar a população a descobrir precocemente se tem ou não a doença e atentar para o tratamento correto”, afirma.

Para Sousa, é importante que as mulheres fiquem atentas a possíveis sintomas ou sinais nas mamas, realizando mensalmente o autoexame. “Para qualquer sinal de alerta, como um nódulo, é necessário ir ao médico ou a uma unidade de saúde para a detecção e, assim, se diagnosticado, realizar o tratamento imediatamente”, ressalta.

Arte: Inca

BELEZA E SAÚDE – Atividades de promoção à saúde e incentivo à autoestima de pacientes em tratamento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Hospital Universitário de Brasília (HUB) também serão promovidas pela Liga de Combate ao Câncer da UnB.

Em sua 5ª edição, o Dia da Beleza será realizado na segunda-feira (24), na Unidade de Oncologia, com café da manhã, oficinas de maquiagem, amarração de lenços, profissionais de design de sobrancelha, doação de perucas, além de apresentações culturais, palestras educativas e distribuição de brindes. Os participantes poderão conferir ainda uma exposição fotográfica feita com pacientes do hospital.

“Essas ações de conscientização são importantes porque acabam auxiliando na disseminação da informação. A intenção é chamar a atenção para a prevenção e para os fatores de risco da doença, porque a detecção precoce é a melhor opção”, alega a coordenadora da Liga e professora do curso de Enfermagem, Paula Elaine Diniz dos Reis.

A docente destaca que o sedentarismo, a herança genética e a prevalência de um estilo de vida não saudável, o que envolve a nutrição inadequada, o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, são alguns dos fatores de risco da doença. No entanto, algumas medidas podem ser adotadas para a prevenção.

“A atividade física regular e a consulta periódica no ginecologista para fazer o exame clínico das mamas são importantes. Mulheres com mais de 40 anos precisam fazer mamografia e aquelas que têm histórico familiar da doença devem ficar atentas fazendo o autoexame todo mês, tendo uma alimentação equilibrada e atenção aos hábitos de vida”, explica Diniz.

<<Conheça os mitos e verdades sobre o câncer de mama.

PROGRAMA – A Liga de Combate ao Câncer, programa de extensão da FS, desenvolve há seis anos ações de conscientização e sensibilização sobre o câncer de mama e outros tipos de câncer, além de reuniões científicas abertas à comunidade, que acontecem às terças-feiras, das 13h às 14h, na sala AC 122 da unidade acadêmica. O projeto recebe ainda doação de lenços e cabelos para confecção de perucas a serem destinadas à pacientes com câncer. Com uma abordagem multiprofissional, o projeto é formado por alunos dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social e Psicologia, além de residentes do Programa de Atenção Oncológica do HUB, estudantes dos Programas de Pós-Graduação da FS e profissionais de saúde.

Acompanhe mais informações sobre a Liga de Combate ao Câncer pela Fan Page no Facebook.