QUEREMOS SABER

Estudantes, docentes e servidores técnicos são convidados a participar da pesquisa, que fica disponível até 22 de março

Diferente da avaliação anterior, em 2024 todo o corpo acadêmico da Universidade é convidado a participar da consulta. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Está disponível a edição de 2024 da Consulta à Comunidade Acadêmica. Realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO/UnB), a ação é um convite à participação da comunidade acadêmica para opinar sobre temas ligados à instituição em geral. São convocados a responder docentes, servidores técnicos e estudantes. O prazo final das respostas ao questionário é dia 22 de março.

A avaliação tem como objetivo conhecer a opinião sobre os serviços acadêmicos e administrativos prestados pela Universidade. Visa compreender melhor a visão sobre assuntos administrativos, de infraestrutura, política de gestão, comunicação institucional, entre outros. “A consulta oferece uma oportunidade para a comunidade se manifestar sobre a Universidade e fazer sugestões para o nosso aperfeiçoamento contínuo. Nosso foco é a excelência da instituição”, destaca Denise Imbroisi, decana do DPO.

A realização da pesquisa é importante pois norteia ações necessárias para a manutenção da UnB. O pedido por mais tutores em educação a distância, por exemplo, foi feito por respondentes por meio da Consulta e resultou em formação de novos tutores na Universidade Aberta do Brasil (UAB) da UnB. A comunidade também pediu mais oportunidades para práticas de esportes. Em resposta, houve oferecimento de mais projetos esportivos. Há também demanda constante por melhorias na segurança, assunto que segue sendo tratado como prioridade pela administração superior.

“A Consulta não é apenas um instrumento de autoavaliação institucional, mas também uma oportunidade para que todos apontem suas percepções quanto a diversos fatores do funcionamento da Universidade, seja para sinalizar melhorias ou para reconhecer que as melhorias ocorreram”, ressalta Guilherme Viana Ferreira, diretor de Avaliação e Informações Gerenciais do DPO (DAI/DPO). Os resultados são encaminhados à gestão e às áreas responsáveis, que fazem os encaminhamentos necessários.

Os formulários foram disponibilizados na página principal do portal da Universidade, na página Avaliação UnB e na árvore de links da instituição. Diferentemente do ano anterior, em 2024 todos são convidados a deixar sua opinião. “Mantivemos as mesmas perguntas do ano passado, pois queremos ver a evolução da percepção sobre a UnB em seus diversos aspectos, como infraestrutura, segurança e serviços. E este ano ampliamos a possibilidade de participação da comunidade, no sentido de disponibilizar o questionário a todos”, explica Guilherme Viana.

>> Acesse a Avaliação UnB

O resultado global será publicado no Relatório de Autoavaliação Institucional 2024. Já os específicos, na página Avaliação UnB, no site da CPA, nos processos de avaliação externa e em todos os eventos relacionados à avaliação institucional no decorrer de 2024. Colabore e faça parte do aprimoramento da Universidade de Brasília respondendo ao questionário.

Participe!