TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS

Programa de mestrado profissional e técnicos atuando como coordenadores de projetos de extensão também foram temas de destaque

A reitora Marcia Abrahão ressaltou que a Prefeitura é uma área "nevrálgica" da UnB, com diversas demandas. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

A recomposição do quadro de técnicos administrativos da Universidade de Brasília foi o principal assunto levantado pelos servidores da Prefeitura (PRC) em encontro com a Administração Superior, na tarde da última sexta-feira (20), no auditório da Diretoria de Manutenção, Reparos e Transportes (Dimat), no campus Darcy Ribeiro.

Na abertura da reunião, o prefeito da UnB, Valdeci Reis, apresentou um pouco da atuação e dos avanços do setor. Na área de segurança, por exemplo, destacou a instalação da central de videomonitoramento e de novos equipamentos: "Em 2016, havia 30 câmeras, das quais 13 funcionavam. Em 2018, adquirimos mais unidades. E essas câmeras acabaram impactando positivamente na segurança da Asa Norte. Hoje, temos mais de 700 espalhadas pelos campi", detalhou.

Ele também citou a ampliação dos núcleos de administração predial e a modernização do "ensalamento" – a distribuição das salas de aulas –, realizado em conjunto com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG) e a Secretaria de Tecnologia da Informação (STI). “Os nossos servidores atendem a toda comunidade da UnB”, destacou.

A reitora Márcia Abrahão ressaltou essa atuação em larga escala. "Muitas vezes a gente fica focado nas nossas áreas e não ficamos sabendo de tudo que acontece na Universidade. A água precisa chegar, o ar-condicionado precisa funcionar, o transporte precisa funcionar. A Prefeitura é ponto nevrálgico da instituição, que exige de vocês muito trabalho. Nós reconhecemos a importância da Prefeitura e dos serviços que são realizados”, afirmou.

RECURSOS HUMANOS – Servidores da Coordenação de Paisagismo e Dedetização (COPS) disseram que a equipe é pequena para atender com mais celeridade o volume de demandas. “Somos quatro pessoas no setor e temos que dar conta de todos os jardins”, explicou Matheus Silva.

A reitora Marcia Abrahão e o prefeito, Valdeci Santos, conversaram com servidores da PRC, na sexta-feira (20). Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

“Antes, tínhamos um contrato que não dava conta das necessidades. E, agora, temos um contrato que está funcionando, mas que tem 40 itens. Também ampliamos a dedetização, o que gera mais demandas", detalhou Madson Trindade, também da COPS.

A reitora Márcia Abrahão explicou que o governo federal extinguiu cargos e outros tiveram concursos vedados. No entanto, a Administração Superior vem dialogando com o Executivo para a recomposição do quadro, a começar pelas vagas que não foram diretamente repostas. A decana de Gestão de Pessoas, Maria do Socorro Gomes, reforçou a atuação: “Temos trabalhado com o governo para os cargos que continuam existindo, mas que ficam sem provimento".

FORMAÇÃO E CARREIRA – O servidor da Dimat Tauã da Cunha Ribeiro elogiou a iniciativa da gestão de disponibilizar vagas em mestrado profissional para técnicos administrativos. Mas ponderou: “Eu gostaria de tirar uma licença para fazer mestrado, mas não tem servidor para me substituir", contou. A decana Maria do Socorro Gomes ressaltou que não há impedimentos, por exemplo, para que o servidor efetivo peça licença-capacitação.

Márcia Abrahão apontou avanços nessa área. “Além do mestrado profissional, conseguimos que o Ceam [Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares] abrisse vagas para os técnicos em doutorados acadêmicos”, informou a reitora.

A decana de Extensão, Olgamir Amancia, frisou, ainda, a participação dos técnicos administrativos em projetos. “Na gestão da reitora Márcia, conseguimos melhorar a atuação dos técnicos nos projetos de extensão. Agora, podem coordenar projetos e, com isso, ter progressão de carreira por mérito. E os alunos recebem os créditos, o que antes não acontecia nesses casos. São projetos que podem concorrer a todos os editais do Decanato de Extensão."