VALORIZAÇÃO

Capacitação reflete no serviço de excelência prestado à sociedade e auxilia no desenvolvimento de competências para atuar com interdisciplinaridade

A cerimônia de abertura do semestre contou com a presença da reitora Márcia Abrahão, do diretor da Face, José Márcio Carvalho, da coordenadora do PPGGIPP/Face, Magda de Lima, e da diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação da UnB, Emelle Cruz. Foto: Divulgação

Em mais uma ação de valorização do quadro de servidores, 30 técnicos administrativos da Universidade de Brasília acabam de entrar no mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Governança e Inovação em Políticas Públicas (PPGGIPP), iniciativa compartilhada entre o Decanato de Pós-Graduação (DPG) e o Decanato de Gestão de Pessoas (DGP).

“O olhar interdisciplinar que este curso traz, com professores experientes tanto na área acadêmica quanto na área administrativa, vai enriquecer a formação de vocês”, enfatizou a reitora Márcia Abrahão, ao parabenizar os novos estudantes. De acordo com a reitora, a qualificação dos técnicos da Universidade é fundamental e a ampliação de turmas, necessária, assim como a reserva de vagas.

Em diálogo com a Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão Pública (Face), agora são ofertadas três turmas de mestrado profissional exclusivas para servidores. O objetivo é aprovar, na Câmara de Gestão de Pessoas, a reserva de vagas em todos os programas de pós-graduação. “Estamos trabalhando para isso. Entendemos que essa oportunidade é mais uma forma de valorizar o nosso quadro”, disse a reitora.

A cerimônia de abertura do semestre ocorreu no Auditório Azul da Face, no dia 4 de setembro. Estavam presentes o diretor da Face, José Márcio Carvalho, a coordenadora do PPGGIPP/Face, Magda de Lima, e a diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação da UnB, Emelle Cruz.

A qualificação profissional dos servidores eleva o grau de escolaridade do quadro técnico e, consequentemente, de produtividade, apontou a coordenadora do PPGGIPP/Face, Magda de Lima.

Segundo ela, são desenvolvidas atividades que incidirão diretamente na tomada de decisões estratégicas e que podem, inclusive, influenciar nos rumos tomados pela Universidade de Brasília. “Uma turma como esta tem um valor imenso e se diferencia de uma turma de mestrado acadêmico, uma vez que estamos buscando aprofundar a experiência profissional pela intersecção de conhecimento."

A diretora de Capacitação, Desenvolvimento e Educação da UnB, Emelle Cruz, ressaltou que a reserva de vagas exclusivas surge como uma maneira de corresponder às demandas dos servidores e de fomentar a valorização e a qualificação do quadro de técnicos administrativos.

“É uma política exitosa de capacitação e valorização das servidoras e servidores da Universidade, e que agrega valor ao que oferecemos à sociedade enquanto servidores públicos, que é a oferta de ensino, pesquisa e extensão de excelência.”

Ao entrar na Universidade, a servidora Kety Sangaleti compreendeu que a educação seria o meio mais viável de garantir conforto e melhores condições financeiras. Assessora do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Kety viu no mestrado profissional uma nova oportunidade para o desenvolvimento pessoal.

Ela reconhece a relevância em disponibilizar, ao quadro de servidores, meios de ampliar o nível educacional. “Acho importante que a gestão pense no servidor e promova ações que facilitem nossa capacitação, hoje temos um número grande de mestres e doutores, mas isso pode ser ainda maior.”

A metodologia do programa oferece aos candidatos aprovados no processo seletivo participação na produção de estudos e pesquisas na área da gestão pública e capacitações que os nutrem com competências e habilidades para resolução de problemas e formulação de programas e políticas na esfera pública.

“Consideramos fundamental a formação dos nossos técnicos. Não adianta nos fortalecermos em termos de sistemas se não temos técnicos muito bem formados. Precisamos estar preparados para esse mundo novo cada vez mais informatizado e que exige tomadas de decisões rápidas”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.