PLANO DE OBRAS

Espaço no Centro Olímpico servirá para treinamento de alto rendimento, atividades de ensino e extensão e competições esportivas

Amigos e familiares de Mário Cantarino Filho, autoridades e representantes da comunidade da FEF estiveram na inauguração da pista, em 5 de setembro de 2023. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

Chegou ao fim uma espera de mais de dez anos! As pistas de atletismo da Universidade de Brasília estão prontas para uso. A reitora Márcia Abrahão inaugurou em 5 de setembro as novas instalações do Centro Olímpico (CO) da Faculdade de Educação Física (FEF). Em 52 anos, foi a primeira vez que o CO passou por uma reforma. As pistas seguem todos os parâmetros definidos pelo organismo que gere o atletismo mundial. O local agora está apto para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, para receber eventos esportivos e para ser um espaço de treinamento a atletas de alto rendimento.

Sob aplausos e a presença de familiares e amigos do homenageado, o espaço inaugurado passou a se chamar Complexo de Atletismo Mário Ribeiro Cantarino Filho. Professor da UnB, Cantarino foi também presidente da Federação Brasiliense de Atletismo e pioneiro do esporte universitário brasileiro. Falecido em 2012, completaria 93 anos na data do evento. Um texto foi lido pelo professor aposentado da FEF André Reis, ex-decano de Assuntos Comunitários da UnB, enquanto fotos do homenageado foram projetadas no telão.

O complexo leva o nome do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho, um pioneiro do atletismo universitário do Brasil e docente da UnB. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A cerimônia de inauguração contou com a presença da senadora Leila Barros; do secretário de Esporte do Governo do Distrito Federal, Júlio César Ribeiro; da secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marta Sobral; do diretor da FEF, Martim Bottaro; de atletas, comunidade acadêmica e familiares do professor Mário Ribeiro Cantarino Filho. Duas provas simbólicas foram realizadas nas novas pistas, uma marcha atlética e uma prova de 100 metros rasos. Participaram atletas convidados, como o medalhista mundial Caio Bonfim, estudantes e ex-alunos da UnB.

A senadora Leila Barros afirmou que a Universidade de Brasília pode contar com o seu mandato e lembrou dos ataques promovidos contra a educação pelo governo anterior. “É fundamental o trabalho que a UnB faz, tanto para a sociedade quanto para os nossos jovens. As universidades sofreram muito nos últimos quatro anos. Mas estamos aqui, agora, projetando um futuro melhor”, destacou.

“Nesse momento, estamos falando de esporte. A gente sai do esporte, mas o esporte não sai da gente. As bases que fazem parte da minha essência foram construídas dentro do esporte. Quando a Marta (Sobral) fala de coletividade, é nessa força que eu acredito. Só juntos, com o mesmo objetivo, a gente consegue transformar vidas”, defendeu a parlamentar.

Atletas convidados participaram de duas provas simbólicas no evento de inauguração: 100m rasos e 800m marcha atlética. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A reitora Márcia Abrahão relembrou de quando era atleta de vôlei e agradeceu a todos os envolvidos na renovação das pistas. “A gente vê como vale a pena um momento como esse. É a entrega que a gente faz para a sociedade. É o emprego adequado de recursos públicos para a graduação, para a pós-graduação, para a pesquisa, para a nossa comunidade interna e externa, para os atletas e não atletas. O esporte traz uma formação especial para o ser humano. A nossa equipe de gestão trabalha unida, com um objetivo comum. O esporte nos ensina a trabalhar em equipe, respeitar o próximo e dar apoio um ao outro. É dessa forma que a gente vem atuando”, disse.

O secretário de Esporte do DF elogiou os resultados alcançados pela gestão na renovação das pistas. “Vocês vêm fazendo um trabalho belíssimo na UnB. Eu fui um dos deputados federais que assinou pedido de recondução da professora Márcia Abrahão à Reitoria. Vamos fazer muitas parcerias. Inclusive, neste ano, vamos receber a terceira edição dos Jogos Escolares Brasileiros 2023, e já vou pedir para que a modalidade de atletismo seja aqui na Universidade”, adiantou Júlio César Ribeiro. “Nossa intenção é que o projeto Futuro Campeão faça uma colaboração com a Universidade para que, em alguns dias da semana, os participantes venham treinar nas pistas da UnB”, completou.

O vice-reitor Enrique Huelva; o secretário de Esporte do DF, Júlio César Ribeiro; a senadora Leila Barros; a reitora Márcia Abrahão; a secretária Nacional de Esportes de Alto Desempenho do Ministério do Esporte, Marta Sobral; e o diretor da FEF, Martim Bottaro. Foto: Beto Monteiro/Ascom GRE

 

A secretária Marta Sobral, ex-jogadora de basquete, destacou o empenho dos responsáveis pelo novo equipamento com padrões internacionais. “Todo mundo que faz esporte tem que pisar na pista pelo menos uma vez. O atleta gosta de um lugar bacana para treinar. E, para mim, o esporte sempre foi coletivo. Por isso, quero dar os parabéns pelo coletivo que construiu essa Universidade, essa pista. É pelo coletivo que todos nós estamos aqui”, ressaltou.

O diretor da FEF, Martim Bottaro, enalteceu a atuação dos professores Alexandre Resende e André Reis na formação de diversos atletas e reconheceu o esforço da administração superior na reforma das pistas de atletismo. “Agradeço à professora Márcia Abrahão que agarrou esse trabalho de ajudar o Centro Olímpico e terminar as pistas de atletismo também. A nossa gestão vai ser marcada pela renovação do Centro Olímpico. O CO é de todos nós e temos que cuidar dele com muito carinho.” Bottaro também informou que está construindo parcerias para a utilização do espaço, por exemplo, com a Confederação Brasileira de Atletismo.

Competições internacionais exigem duas pistas para que seja realizado o torneio, uma para as provas e outra para aquecimento dos atletas. Foto: Infra UnB

 

COMPLEXO – O investimento no complexo de atletismo foi de aproximadamente R$ 18 milhões, provenientes de emenda de bancada indicada pela senadora Leila Barros, recursos próprios da UnB e do governo federal. São duas pistas, uma oficial para competições e outra para aquecimento. O empreendimento tem, ao todo, 28.928,85 m². O complexo ainda conta com equipamentos para lançamento de peso, dardo, martelo, e saltos em altura, em distância e com vara.

A pista para competições oficiais tem 15.393,42 m² e a pista de aquecimento tem 13.535,43 m². Com foco na sustentabilidade, a obra utilizou a base já existente, o que evitou o descarte desnecessário de materiais. No revestimento, foram utilizadas fibras naturais e a iluminação é feita por refletores com lâmpadas de LED.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.