FAC NA SEMUNI

Na Faculdade de Educação Física, pesquisador Wanderson Santos abordou fatos sobre a musculação e colocou estudantes para treinar

Público jovem acompanhou atento as explicações sobre a teoria do exercício físico, durante oficina da Semuni na FEF. Foto: Klissia Mendes/FAC

Em oficina oferecida nesta segunda-feira (25) pela Faculdade de Educação Física (FEF), dentro da programação da Semana Universitária 2023, o professor, personal trainer e pesquisador Wanderson Santos apresentou as reações que o treinamento de força causa no corpo humano.

Wanderson falou sobre a relação entre força e velocidade em exercícios físicos. Explicou a fórmula da força dividida pelo tempo: “Quanto maior é a força produzida, menor a velocidade. E quanto maior é a velocidade, menor a força produzida. Nessa relação, temos a potência.”

Segundo o pesquisador, o objetivo de vários esportes, tanto individuais quanto coletivos, é a atuação de vários pontos do corpo humano. Por isso, é interessante o modelo misto de treinamento, com alternância de cargas pesadas, moderadas e leves. Mas existe um desafio: fadiga.

A fadiga muscular é o decréscimo de desempenho dos músculos. Além da questão física, também pode ser causada por fatores psicológicos. Os tipos de fadiga são: precoce, aguda, residual, central e persistente. E existem algumas maneiras de medir o índice desse incômodo: a queda de repetições na série, a velocidade e o tempo, a força isométrica e a capacidade de salto. O professor exemplificou com a forma de treino dos jogadores de futebol.

Oficina sobre treinamento na FEF reuniu elementos teóricos e práticos. Foto: Klissia Mendes/FAC

Por fim, os participantes fizeram exercícios físicos, com demonstração de treino do supino. Enquanto mostrava a relação da força necessária para a execução, Wanderson auxiliava os voluntários a repetir até a falha. Assim, explicou como funciona a fadiga na hipertrofia e como ela se relaciona ao organismo humano.

Murilo Avelar, estudante da licenciatura em Educação Física, ficou satisfeito com a oficina e acha que vai contribuir muito para seu aprendizado. “Principalmente a parte em que ele mostrou as diferenças da fadiga. Para um jogador de futebol, que precisa estar descansado para o jogo, a fadiga atrapalha. Já para uma pessoa que busca a hipertrofia, isto é, ganhar massa muscular, a fadiga pode causar efeito contrário e ajudar.”

Wanderson Santos enfatizou a importância de compartilhar o conhecimento adquirido em instituições públicas, principalmente federais. “Toda palestra tem seu nível de conhecimento. Essa galera ainda está na graduação, mas até pessoas com mestrado ou especializações ficam um pouco pensativas quanto a esse assunto. Acredito que a parte prática terá bons resultados”, afirmou, sobre as interações durante sua apresentação.

FAC NA SEMUNI – A Semana Universitária 2023 está a todo vapor! Até 29 de setembro, estudantes, professores, técnicos, pesquisadores e comunidade externa circulam pelos campi, envolvidos em centenas de atividades que apresentam a UnB e suas ações de ensino, pesquisa e extensão ao público.

Uma equipe de estudantes da disciplina Apuração Jornalística, da Faculdade de Comunicação, está acompanhando a programação e produzindo registros como o que você leu agora.

Para eles, uma oportunidade ímpar de praticar o que aprendem. Para o público leitor, a chance de ficar ainda mais bem informado sobre o que acontece na Semana Universitária. Fique ligado nos canais oficiais da Universidade de Brasília e aproveite o resultado dessa parceria.

Curta no Instagram um giro pelas atividades do 1º dia de Semuni!

Veja como foi a abertura da Semana Universitária:

*estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação (FAC), sob supervisão do professor Sérgio de Sá