ESTADO DE DIREITO

Universidades federais participam de ação conjunta em defesa da democracia e em repúdio à tentativa de golpe que completa um ano

O Brasil celebra, neste dia 8 de janeiro, a democracia inabalada. Por todo o país, brasileiras e brasileiros buscam reafirmar a força da nossa democracia e a vitória de um povo que não aceita o golpe e o autoritarismo.

A Andifes e as universidades federais atuam amparadas na convicção de que um Brasil livre e soberano só existe por meio da democracia, pelo estado de direito e pelo respeito à Constituição.

Não é possível dissociar o destino do Brasil e das universidades federais do dever de preservar e defender a democracia como direito de cada brasileira e de cada brasileiro.

Temos compromisso com a formação cidadã das atuais e futuras gerações do país. Lembrando Anísio Teixeira, reafirmamos que as universidades públicas são fundamentais na preservação das democracias.

Uma universidade pública realmente autônoma e acessível a toda a sociedade, comprometida com a reconstrução do Brasil e com a resolução dos grandes e graves problemas nacionais, só pode existir em um regime plenamente democrático.

Os atos que depredaram as sedes dos Três Poderes há um ano, em uma clara tentativa de golpe de Estado, são inaceitáveis. Mostraram, por outro lado, o funcionamento pleno das instituições públicas brasileiras e que a nossa jovem democracia brasileira se mantém de pé, firme e inabalada.

Neste dia 8 de janeiro, celebramos a democracia brasileira e lembramos dos atos golpistas ocorridos há um ano, para que jamais sejam esquecidos.

A Andifes e as universidades federais seguirão firmes na defesa da autonomia universitária plena, da democracia e do Brasil soberano, para continuarmos contribuindo decisivamente para o desenvolvimento social e econômico do nosso país.

Viva a democracia! Viva o Estado Democrático de Direito!

Diretoria Executiva da Andifes

Brasília, 8 de janeiro de 2024.