INTERNACIONALIZAÇÃO

Márcia Abrahão visitou a Universidade de Agricultura da China para avançar nas tratativas para a criação de centro de pesquisa com a UnB

Márcia Abrahão fez o encerramento do Fórum de Reitores da Conferência Mundial de Inovação Agroalimentar (WAFI 2023), em Pequim, na China. Foto: Divulgação

A convite do reitor da Universidade de Agricultura da China (CAU), Sun Qixin, a reitora Márcia Abrahão esteve em Pequim, na China, para participar de reuniões e da Conferência Mundial de Inovação Agroalimentar (WAFI 2023 – World Agrifood Innovation Conference), com o tema Segurança Alimentar e Futuro Agroalimentar (Food Security & Future Agrifood). A reitora proferiu a palestra de encerramento do Fórum de Reitores do encontro, na quinta-feira (2).

“Como reitora da Universidade de Brasília e presidente da associação que reúne as 69 universidades federais do Brasil, vim à China com o objetivo de fortalecer a conexão entre o povo brasileiro e chinês e as nossas universidades”, disse a reitora, lembrando que os países celebrarão 50 anos de relações diplomáticas em 2024. “Em abril deste ano, o nosso presidente da República veio à China para reafirmar a intenção de dar novos passos nesta cooperação.”

A reitora ressaltou que a humanidade enfrenta grandes desafios econômicos, sociais e ecológicos e para superá-los será crucial o surgimento de um tempo mais solidário e sustentável para o planeta. “Um dos pilares desta nova era é a agricultura. Além de desenvolver a sustentabilidade ambiental, a agricultura também tem o desafio de superar as desigualdades sociais. A produção em grande escala tem um papel central no fornecimento de commodities em todo o mundo.”

A importância do agricultor familiar também foi destaque no discurso da reitora, que atribui à profissão a garantia da segurança e da soberania alimentar na maioria dos países. “O aumento da capacidade de produção em grande escala deve ser uma prioridade tanto quanto o desenvolvimento de múltiplas capacidades de produção em pequena escala.”

Márcia Abrahão disse que as instituições saíram do encontro com um importante pacto e conscientes da responsabilidade que as universidades têm para acabar com a fome no mundo, cuidando do planeta. “Precisamos preparar bem as próximas gerações e ter apoio para a inovação científica e tecnológica, além de desenvolver políticas robustas para fortalecer os estudantes de ensino superior."

ACORDO COM A CAU – Em visita à China, a reitora esteve na Faculdade de Tecnologia de Engenharia da Universidade de Agricultura da China para dar seguimento à estruturação do Centro Brasil-China de Pesquisa, Desenvolvimento e Promoção de Tecnologia em Mecanização para Agricultura Familiar, coordenado pela docente da CAU Yang Minli. A ideia é intensificar o intercâmbio entre estudantes e cotutela.

O reitor da Universidade de Agricultura da China (CAU), Sun Qixin, a reitora Márcia Abrahão. Foto: Divulgação

O itinerário da visita envolveu a mostra do maquinário de alta tecnologia e grande número de patentes, com financiamento do Ministério da Educação, para atender à agricultura chinesa; e a Sala de Big Data, que monitora mais de um milhão de máquinas agrícolas de todo o país e contribui para a gestão estratégica da agricultura chinesa.

“Fiquei muito feliz em constatar a importância que os chineses dão para o papel da universidade na resolução dos problemas do país. Conheci os laboratórios de ensino e de pesquisa de maquinário agrícola. Presenciei estudantes de graduação fabricando peças manualmente para aprender cada detalhe das engrenagens”, detalhou Márcia Abrahão.

A reitora foi recebida pelo vice-reitor da CAU, Du Taisheng, e pelos diretores da Faculdade de Engenharia, Song Zhenghe, de Recursos e Ciências Ambientais, Yuan Lixing, e de Humanidades e Estudos de Desenvolvimento, Ye Jingzhong. Na comitiva, estava a professora da Faculdade UnB Planaltina Caroline Gomide, que está como professora visitante na CAU.

“A UnB vem desenvolvendo diversas pesquisas e promovendo a cooperação internacional com instituições procurando atuar em prol da sustentabilidade ambiental e da diminuição das desigualdades no campo. Um exemplo recente é esse acordo que assinamos com a CAU”, disse a reitora.

A visita a Pequim compreendeu ainda um encontro com o embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, para tratar das possibilidades de atuação da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), presidida pela reitora Márcia Abrahão, com as universidades chinesas.