CALOUROS

Conversa com discentes marcou início do 1º/2024 na Faculdade de Tecnologia. Palestras objetivaram alertar para cuidados, motivar estudantes e prevenir evasão nos cursos

Equilibrar a vida acadêmica com momentos de descontração, respeitar as diferenças e buscar livros, filmes e outras ferramentas que possam ajudar a socialização foram algumas das sugestões para os participantes. Foto Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Faculdade de Tecnologia (FT/UnB) recebeu, de braços abertos, os calouros do 1º/2024. A aula inaugural aconteceu na sexta-feira (22), no auditório Roberto Salmeron, no campus Darcy Ribeiro. O momento contou com palestra sobre saúde mental no curso superior e fala do egresso Felipe Borges, para inspirar os novos discentes. Os particiantes receberam também um kit de boas-vindas.

Professor do Departamento de Engenharia Elétrica (ENE/FT) e um dos organizadores da ação, Rafael Shayani abriu a cerimônia. Segundo ele, a aula magna foi planejada para combater a evasão.

“Estamos intensificando as ações desde o acolhimento para inspirar e motivar o anseio de permanência no curso superior. Temos também preocupação com a saúde mental dos alunos, pois identificamos que alguns apresentam sintomas de adoecimento ao final do curso. Por isso, vamos começar com ações preventivas e também motivar os estudantes mostrando casos de sucesso de profissionais que passaram por aqui”, disse.

O momento compartilhado entre direção, professores e alunos foi aprovado pelos discentes, como é o caso de Yasmim Souto, caloura de Engenharia Ambiental. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A palestrante sobre saúde mental foi a psicóloga Maisa Gomes Nolasco, da Coordenação de Articulação de Redes para Prevenção e Promoção da Saúde (CoRedes), da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC). A profissional deu dicas sobre maneiras de manter a saúde psicológica em dia e comentou sobre sinais que merecem atenção.

“É importante poder ter essa conversa com o aluno. Quando estão ingressando na UnB, podem vir com muitos problemas de casa. Com a mudança repentina e novos desafios, esses problemas podem escalar ao longo do curso e, inclusive, influenciar os estudos. Na Dasu, recebemos de braços abertos não só os estudantes, mas toda a comunidade acadêmica”, explicou.

A Coordenação de Atenção Psicossocial (Coap/Dasu) oferta um serviço sigiloso de escuta de queixas, angústias ou problemas de estudante, servidor técnico ou docente que se encontra em sofrimento psíquico. Casos de emergência devem ser encaminhados para os locais preparados, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Saiba mais.

Caloura de Engenharia Ambiental, Yasmim Souto gostou da conversa, pois conheceu a possibilidade de conseguir apoio dentro da Universidade. “Achei importante, principalmente, a parte sobre saúde mental, pois, como somos novos, ficamos espantados com tantas mudanças. Por exemplo, são novas matérias e há aquelas que assustam, como Cálculo. É muito bom saber que temos esse apoio”, contou a estudante. Na semana anterior à aula magna, a Faculdade de Tecnologia ofertou minicursos para preparar os estudantes para as disciplinas introdutórias mais desafiadoras.

Representando a reitora Márcia Abrahão, o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, transmitiu as boas-vindas aos estudantes, em nome da administração superior. “Começo agradecendo a oportunidade de participar deste momento feliz. Para todos nós da instituição, são nestes momentos em que percebemos mais claramente o cumprimento do nosso objetivo. Ver tantas pessoas novas chegando, com essa sede de aprendizado, estimula muito nosso trabalho na Universidade”, ressaltou.

INSPIRAÇÃO – Para motivar os recém-chegados, a FT convidou o egresso e empresário Felipe Borges, um dos fundadores da Origem Motos. De acordo com Felipe, esta é a primeira empresa que projeta, fabrica e aluga veículos elétricos no Brasil. Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Brasília, Felipe apresentou seu negócio para os alunos e contou como a Universidade o ajudou a chegar onde está.

“Gostaria de ter tido uma palestra desse tipo quando estava entrando na faculdade. Meu objetivo é mostrar para vocês, ainda no início do curso, que existem vários jeitos de fazer escolhas ao longo da graduação para traçar um objetivo e começar a construi-lo aqui dentro. O importante é saber que as coisas que você vai fazer no seu caminho, a partir de agora, vão te guiar mais do que o curso que vocês escolherem”, comentou à plateia.

Para Augusto Copati, calouro de Engenharia Elétrica, a aula magna foi um momento para resgatar o que o motivou a ingressar no curso. “Foi muito legal relembrar o que me trouxe aqui e me deixou motivado para aprender bastante e poder aplicar esses conhecimentos na minha vida”, declarou.