CELEBRAÇÃO

Educador português recepcionou novos calouros de todo o país em aula magna no auditório da ADUnB, transmitida on-line

"Faltam professores não só no Brasil, mas em todo o mundo, cerca de 60 milhões. Temos que tentar ir direto ao ponto, discutir soluções. Não sabemos o que esperar do futuro, a única certeza é a incerteza", compartilhou o docente. Imagem: Reprodução

Na terça-feira (17), às 19h, o Auditório do Centro Cultural da ADUnB foi palco da Aula Magna do segundo semestre de 2023 dos cursos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Ligada na UnB ao Centro de Educação a Distância e Tecnologias Culturais (Cead), a UAB oferece graduação e pós-graduação a distância nacionalmente. O destaque da cerimônia de abertura foi a palestra Formar professores para a Escola do Futuro, apresentada pelo educador português António Nóvoa.

O reitor honorário da Universidade de Lisboa e Doutor Honoris Causa pela UnB deu um panorama da educação mundial atual e ressaltou a importância do ensino público. Para responder ao tema da conversa, Nóvoa destacou a necessidade da centralidade dos professores e da formação profissional universitária. “É difícil fazer isso no quadro das licenciaturas que temos, precisamos trabalhar isso. Por isso, sugiro que haja uma instituição diferente, exclusivamente dedicada à formação dos professores”, explicou.

Ao longo da palestra, outro ponto destacado pelo docente foi a defesa da importância das escolas e dos professores no aprendizado. “Para isso, é necessário entender que nada acontece naturalmente. Dá muito trabalho. Não basta a imersão no conhecimento, precisamos das escolas como instituições com um espaço e um tempo diferentes. A escola é diferente da casa e da sociedade, e é nesses ‘locais diferenciados’ que reside o interesse e a utilidade”, ressaltou.

A celebração do novo semestre contou com a presença de autoridades, coordenadores de polos, servidores e mais. A cerimônia foi transmitida para todo o país. Imagem: Reprodução

A mesa de abertura contou com a presença do decano do Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Diêgo Madureira; da diretora de Educação a Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Suzana Gomes; da representante da Secretaria de Educação do Distrito Federal (Seedf), Hélvia Paranaguá; da subsecretária de formação continuada dos profissionais da educação, professora Maria das Graças Machado;d a diretora do Cead e coordenadora geral da UAB, professora Letícia Leite; entre outros.

“É um grande orgulho recebê-los aqui. Assim como é um grande prazer fazer parte desse exitoso programa da Capes. Ele permitiu que a UnB ultrapassasse as barreiras geográficas do DF e trouxe estudantes dos quatro cantos do país para a nossa Universidade. A UnB tem uma história belíssima e agora vocês são parte dela”, declarou Madureira aos ingressantes.

O momento cultural da recepção aos novos estudantes ficou com os músicos Ricardo Dourado e Alessandro Borges, e a poeta Pilar Acosta. O evento contou com a presença de autoridades, coordenadores de polos, tutores, servidores e colaboradores do Cead.

Calouros e veteranos de polos da UAB a nível nacional acompanharam a cerimônia, que foi transmitida pelo canal do Cead. Gente de Franca-SP, Itapetininga-SP, Barretos-SP, Alto Paraíso-GO, Cristalândia-TO, Alagoinhas-BA, Juazeiro-BA, Ipatinga-MG, entre outros locais, se manifestou pelo chat ao vivo.

“A UnB tem uma dimensão que muitas vezes a gente desconhece. Hoje nós estamos em todas as regiões do Brasil, representados por polos que oferecem cursos de graduação e pós-graduação. Temos atualmente ativos oito cursos de graduação, e nesse ingresso do 2º/2023, tivemos cinco novas ofertas de curso, o que muito nos honra. São mais de mil alunos de graduação ingressando na nossa Universidade, que tem altíssima qualidade, haja visto todos os nossos indicadores”, compartilha Letícia Leite.

Assista à aula magna da Universidade Aberta do Brasil no 2º/2023 a seguir: