OPINIÃO

Luis Afonso Bermudez é professor do Departamento de Engenharia Elétrica, da Faculdade de Tecnologia e decano de Administração, da Universidade de Brasília. Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Comunicações Óticas e Microondas - Universite de Limoges - Ircom. É presidente do Sebrae no DF. Tem experiência em Telecomunicações, Microondas e Comunicações Sem Fio. Atua os temas: desenvolvimento tecnológico, tecnologia, incubadoras de empresas, parques tecnológicos e transferência de tecnologia.

Luís Afonso Bermúdez

Na próxima segunda-feira, dia 24 de agosto, das 9h às 11h, o ídolo de futebol, técnico e empresário Arthur Antunes Coimbra, o Zico, ministrará a palestra Como formar um time campeão na Universidade de Brasília (UnB). Ele falará aos estudantes sobre empreendedorismo e negócios no Centro Comunitário Athos Bulcão. A palestra abre os trabalhos da 23ª Feira do Empreendedor, evento que o Sebrae no DF realiza de 26 a 30 de agosto, no Taguaparque. Conhecido por seu espírito de liderança, sua atitude empreendedora e sua empatia com o público, Zico marcará um momento especial na universidade.

Levará aos estudantes conceitos relativos às conquistas da vida profissional e, mais do que isso, falará sobre a importância da formação e da manutenção de um time coeso e unido em torno de um ideal e rumo à vitória. Esse exemplo, que vem do esporte, pode ser entendido também no dia a dia do trabalho: equipes que se respeitam, adotam rotinas colaborativas, mantêm relacionamentos transparentes e, assim, propiciam que cada colaborador dê o seu melhor, têm mais chances de sucesso. Formar um time campeão não é fácil.

É preciso saber escolher os jogadores, ter claros os caminhos que devem seguir, traçar objetivos e saber qual a posição ideal de cada um no campo. Então, deve-se afinar o jogo em campo, com muito treinamento e a vontade coletiva de alcançar sempre melhores resultados. No mundo do trabalho, isso requer treinamento, investimento, multiplicação de conhecimento e atitude inovadora.

É preciso, ainda, que os colaboradores percebam sua importância a cada vitória, sendo conduzidos por gestores que troquem a antiga roupagem de chefe pelas modernas características da liderança construtiva. Fazer um time campeão não é tarefa fácil, mas é um ideal que deve ser buscado todos os dias por aqueles que querem empreender negócios vencedores.

Publicado originalmente no Jornal de Brasília em 20/8/2015