ÓRGÃOS COLEGIADOS

Em nota, conselheiros pediram ao governador do Distrito Federal que retire da Câmara Legislativa a proposta de diminuição dos recursos destinados à entidade

Administração superior destacou suas ações para sensibilizar o governo quanto à questão. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou, em reunião na sexta-feira (8), nota em que faz alerta contra a redução do orçamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF). Em outubro, o Executivo encaminhou à Câmara Legislativa projeto de emenda à Lei Orgânica que prevê a diminuição dos repasses à FAP-DF dos atuais 2% da receita corrente líquida do DF para 0,3%.

“Se aprovada, essa alteração implicará uma séria desarticulação dos esforços de pesquisa e inovação no DF, essenciais para o desenvolvimento econômico regional”, diz a nota, endereçada ao governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “No mundo atual, existe um índice que distingue indubitavelmente os países desenvolvidos dos demais: o percentual do orçamento público dedicado à ciência, tecnologia e inovação.”

O assunto também tem movimentado a administração da Universidade, que busca sensibilizar o governo e os parlamentares. “Nossas decanas [Maria Emília Walter, de Pesquisa e Inovação, Adalene Moreira, de Pós-Graduação, e Olgamir Amancia, de Extensão] estiveram recentemente com o presidente da FAP-DF e estou tentando uma agenda com o governador para falar sobre isso”, disse a reitora Márcia Abrahão.

“Mas é importante que toda a comunidade universitária, que está na ponta da relação com a FAP-DF, continue atuando”, frisou. A reitora deve encaminhar, nos próximos dias, ofício para Ibaneis Rocha reforçando o pedido de reconsideração.

Nos informes, a gestora da UnB anunciou a assinatura do contrato pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a construção do estacionamento do campus do Gama. “Foram feitas diversas gestões, com o governador, o presidente do DER e parlamentares, para que pudéssemos, finalmente, iniciar a obra, que envolve a drenagem da área próxima ao campus. Nossos arquitetos também contribuíram com o projeto”, relembrou ela, agradecendo o empenho do prefeito da UnB, Valdeci Reis. Na próxima semana, deve haver uma cerimônia para marcar a assinatura do contrato.

SEGURANÇA – O vice-reitor Enrique Huelva trouxe aos conselheiros dados sobre a segurança da Universidade. Após a mudança na estratégia para a área – discutida e aprovada pelo comitê gestor permanente para a área da segurança – houve redução de 86% na quantidade de ocorrências no campus Darcy Ribeiro. “São números alentadores, que demonstram estarmos no caminho certo”, avaliou o vice-reitor.

Durante a reunião, os conselheiros também aprovaram, por aclamação, a outorga de mérito universitário à Soraya Marciano de Carvalho, procuradora federal que atua na Universidade. A concessão foi pedida pela Procuradoria Federal junto à UnB (PF/UnB). O Consuni apreciou ainda o recurso do professor Bernardo Kipnis, da Faculdade de Educação (FE), contra a decisão da reitora de suspendê-lo por 90 dias.

A decisão decorreu de processo administrativo disciplinar movido em desfavor de Kipnis por supostas irregularidades na contratação de pessoas físicas. Os conselheiros acompanharam o parecer do relator, o professor da Faculdade de Direito (FD) Otton de Azevedo, e acataram o recurso do docente.