SEGURANÇA SE FAZ EM COMUNIDADE

Número reflete ações da política de segurança da UnB. Dados da PM, entre janeiro e setembro de 2019, mostram recúo em comparação ao mesmo período em 2018

Mais tranquilidade: registros da PM mostram queda significativa nos casos de furto e roubo no campus Darcy Ribeiro. Foto: Heloíse Corrêa/Secom UnB

 

De 215 para 29. Esta foi a redução no total de casos de furto e roubo no campus Darcy Ribeiro conforme os registros da Polícia Militar entre janeiro e setembro de 2018 e de 2019, respectivamente. Os números referem-se a roubo a transeunte, roubo de veículo, furto de veículo e furto em veículo.

 

Para o presidente do Comitê Consultivo Permanente para a Gestão de Segurança da Universidade de Brasília, professor Enrique Huelva, a queda de 86% nos números é resultado da política de segurança implementada e das ações já colocadas em prática.

 

>> Conheça a campanha Segurança se faz em comunidade

 

“Criamos na Universidade um órgão interno para cuidar de políticas de segurança. É um comitê formado por membros da Diretoria de Segurança (DISEG), de Infraestrutura, da Prefeitura e representantes dos campi, ou seja, diferentes atores que, desde sua área de competência, pensam conjuntamente a segurança da UnB. E é praxe também chamar atores externos sempre que necessário”, afirma o vice-reitor.

 

Huelva ressalta que o comitê pensa as ações com base em dados objetivos, fornecidos pela Polícia Militar e pela área de segurança da UnB, e subjetivos, como pesquisas sobre percepção de segurança, identificação de manchas de criminalidade nos campi, entre outros. “Pedimos os dados de forma periódica para podermos pensar a segurança de maneira integrada”, explica.

Em cadeiras elevadas, vigilantes têm visão ampliada de estacionamentos e arredores. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

Algumas das ações de destaque no combate à criminalidade no campus, segundo ele, são a instalação de 350 câmeras, o reforço na iluminação em diversos pontos e também no corpo de segurança – incluindo a presença dos chamados corredores de segurança e de cadeiras elevadas em estacionamentos.

 

"No momento da instalação das câmeras foram verificados pontos cruciais com base nas manchas de criminalidade, localização de movimento e tipo de ocorrência registrada na área de segurança", detalha Roger Escalante, da DISEG.

 

O diretor da Faculdade de Direito (FD), Mamede Said Maia Filho, diz que os reflexos positivos foram sentidos ali, onde havia ocorrências frequentes de furtos em carros. “Houve uma vez, em dia de aula, em que às 10h da manhã três carros foram arrombados. Outra vez, à noite, levaram as quatro rodas do carro de uma professora”, enumera o docente, sobre episódios ocorridos antes de 2019.

 

“Acredito que desde que foi implantado esse sistema de vigilância em três turnos e com cadeiras elevadas, tivemos uma redução drástica. O estacionamento da Faculdade de Direito tinha arrombamentos diários e eles deixaram de ocorrer. O fato de os vigilantes também circularem, não ficarem só na cadeira, inibe a ação das quadrilhas que agiam fazendo desmonte de veículos”, acredita o professor.

 

O prefeito da UnB, Valdeci Reis, conta que outras 96 câmeras estão em processo de distribuição a unidades acadêmicas e administrativas e já há nova ata de preços pronta para adquirir outras centenas de equipamentos de filmagem e de biometria.

Prefeito, Valdeci Reis, enumera ações em andamento para melhorar segurança no campus. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

 

“Serão adquiridas 400 câmeras e 200 controles de acesso por meio de biometria”, revela o prefeito. “Cada unidade interessada poderá requisitar de acordo com sua necessidade – elas arcarão com o custo, e a empresa que vencer a licitação instalará os equipamentos e fará a manutenção.”

 

Outra ação em andamento para melhorar a segurança no campus é a construção de manuais com Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). A ideia é uniformizar a atuação do corpo de Segurança da UnB em diferentes situações, por meio de orientações aos profissionais sobre como agir em cada caso.

 

Os manuais abrangem os principais objetivos a serem cumpridos em cada procedimento, a sequência de ações que deverá ser realizada pelos responsáveis,  resultados esperados, ações corretivas – no caso de haver imprevistos – e possíveis erros que poderão ser evitados. Assim, com um guia para cada tipo de ocorrência, pretende-se garantir a excelência no atendimento da comunidade acadêmica.

 

Vale lembrar que a UnB tem um número de telefone que fica ligado 24 horas durante os sete dias da semana. Sempre que necessário, é possível pedir socorro pelo número 3107-5851. "O vigilante de plantão aciona a segurança", explica o prefeito do campus.

 

Roger Escalante, da DISEG, comenta que objetivo das ações da diretoria é aumentar a percepção de segurança da comunidade acadêmica. Além disso, reforça que a participação das pessoas no processo é fundamental. 

Diretor da DISEG Josué Barbosa Guedes e Roger Escalante reforçam que segurança é feita em comunidade. Foto: André Gomes/Secom UnB

 

OUTROS NÚMEROS – Em 2018, foram registrados, até setembro, 24 roubos a transeuntes, três roubos de veículo, três furtos de veículo e 185 furtos em veículo. Em 2019, caíram todos os índices: sete roubos a transeunte, um roubo de veículo, um furto de veículo e 20 furtos em veículo.

 

No mês de março, para ser ter uma ideia, quando tem início o primeiro semestre letivo na Universidade de Brasília, foram registradas, em 2018, 53 ocorrências – e 49 delas foram furtos em veículos. Já em março de 2019, elas foram reduzidas a zero.

 

“Mostra que estamos no caminho certo e que temos de continuar essa política de dados, de reflexão, de racionalidade no tratamento da segurança da UnB. Nunca teremos ocorrência zero – até os países mais desenvolvidos têm registros. Mas nosso objetivo é reduzi-los ao máximo e manter os padrões de ocorrências o mais baixo possível, como temos conseguido alcançar”, finaliza o vice-reitor da Universidade, Enrique Huelva.

 

Dicas para se sentir mais seguro nos campi da UnB devem ser seguidas no dia a dia. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

Saiba mais:
>> Corredores de segurança garantem a tranquilidade de quem circula pelo campus Darcy Ribeiro
>> Sistema de videomonitoramento contribui para ambiente seguro na UnB

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.