HOMENAGEM

Evento promovido pela Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo reconhece profissionais mulheres de destaque na área. Egressa da Universidade também é agraciada por contribuições na indústria

A reitora Márcia Abrahão foi reconhecida pela contribuição às geociências e por inspirar e impulsionar a participação de mulheres na ciência. Imagem: Reprodução/YouTube

No Webinar ABGP em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, a Associação Brasileira de Geólogos de Petróleo (ABGP) realizou a entrega do Prêmio Elas por Elas. O evento on-line ocorreu na quinta-feira (30) e está disponível no YouTube. Foram homenageadas a reitora da Universidade de Brasília (UnB), mestre e doutora em Geologia, Márcia Abrahão; a geóloga egressa da UnB, mestre e pesquisadora Maria Dolores de Carvalho; e a oceanógrafa química e vice-presidente da Brazil Texas Câmara de Comércio, Carla Lacerda. O prêmio é um reconhecimento a profissionais mulheres de destaque na área.

Márcia Abrahão recebeu a homenagem por sua significativa contribuição às geociências e ao desenvolvimento científico no Brasil, inspirando e impulsionando novas mulheres na ciência. “Eu estou emocionada, não imaginaria que pudesse receber esse prêmio. Estou muito honrada! Fico feliz de poder contribuir para que mais mulheres tenham espaço na nossa sociedade”, celebrou a reitora.

Maria Dolores de Carvalho foi reconhecida pela inspiração a novos e antigos profissionais, pela dedicação e conhecimento das rochas carbonáticas e pela significativa contribuição à exploração e produção de petróleo das bacias brasileiras. Já Carla Lacerda recebeu o prêmio pela inspiração de liderança na indústria de O&G (óleo e gás), bem como pela contribuição ao conhecimento petrolífero das bacias brasileiras e seu posicionamento de incentivo e apoio às mulheres nesta indústria.

A ABGP congrega profissionais e estudantes interessados em geologia do petróleo, promovendo palestras com renomados cientistas nacionais e estrangeiros. A associação também oferece cursos de curta duração a fim de atender à demanda por novas informações direcionadas a empresas parceiras e à rede acadêmica. Ainda, é a única entidade brasileira afiliada à American Association of Petroleum Geologists (AAPG).

Confira a solenidade de premiação: