BOAS-VINDAS

Discentes comemoram conquista de estar no ensino superior e aproveitam as atividades de recepção aos calouros na primeira semana do semestre letivo

Instituto Central de Ciências (ICC) do campus Darcy Ribeiro volta a ficar movimentado com a volta às aulas. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

Nesta terça-feira (28), a Universidade de Brasília deu início a mais um semestre letivo e voltou a ser preenchida pelo movimento da comunidade acadêmica. O retorno aos campi no 1º/2023 é também marcado pela sincronização do calendário acadêmico ao civil, após as alterações devido à pandemia de covid-19.

Mais de 3.541 novos estudantes de graduação aprovados no Programa de Avaliação Seriada (PAS), no Vestibular e em outros processos seletivos juntam-se, neste semestre, aos 39.116 graduandos ativos da UnB. Para muitos deles, o ingresso na Universidade é momento de alegria e de concretização de um sonho.

Ana Beatriz Lelis contou que estava um pouco perdida, porém, muito animada para o início da jornada acadêmica. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

É o que sente Ana Clara Gomes, caloura de Agronomia, em seu primeiro dia de atividades no campus Darcy Ribeiro. Com lágrimas nos olhos, ela se emociona ao falar da conquistada da vaga no curso almejado. “Eu estou emocionada porque sempre foi um sonho para mim ser aluna da UnB. Desde pequena eu queria ingressar e, para mim, era algo que considerava muito distante. Então, quando aconteceu, fiquei incrédula”, divide a ingressante.

A alegria é também compartilhada por Marina Lopes e Ana Beatriz Lelis, ambas recém-chegadas. “Apesar de estar um pouco em choque com tantas novidades, estou muito animada e feliz para adquirir todo o conhecimento que quero, porque eu sou apaixonada por vida no campo, por cavalo, por animal e eu quero me tornar uma ótima engenheira agrônoma”, relata Marina, caloura de Agronomia.

Já Ana Beatriz assustou-se um pouco com a grade curricular da graduação em Física, mas ficou mais tranquila após ter ido à primeira aula. “Estou muito ansiosa e com expectativas boas. Quero me descobrir no meu curso, Física, pois é um que eu sempre tive o sonho de fazer. E também, me encontrar, não só no ramo profissional, mas pessoal também”, conta.

As calouras de Agronomia Ana Clara Gomes e Marina Lopes não puderam esconder a animação de iniciar as aulas na Universidade. Foto: Raquel Aviani/Secom UnB

O início do semestre é um momento de novas descobertas e ansiedade até para quem já estava acostumado com a vida acadêmica. Guilherme Paiva graduou-se em Ciências da Computação pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e decidiu seguir a jornada acadêmica na UnB como mestrando no Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI). “Já conheci um pouco do campus [Darcy Ribeiro], participei de algumas atividades, mas estou ansioso para entrar nessa jornada. Eu escolhi a UnB pelo prestígio da instituição e pelas oportunidades acadêmicas que a Universidade proporciona.”

QUEREMOS TE ENCONTRAR – Para recepcionar os novos estudantes, uma extensa programação está sendo ofertada até o final da semana, em todos os campi, e contam com opções variadas, que vão desde a aula inaugural #InspiraUnB, este ano ministrada pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, até oficinas, tours, apresentações e encontros de clubes, como o de leitura e o de vinis. Esta é também oportunidade para conhecer a instituição e despertar a curiosidade para um universo de novas experiências.

Promovida pela Coordenação de Articulação da Comunidade Educativa (Coeduca/Dasu) junto aos discentes da Turbinada, atlética do curso de Turismo, a caminhada pelo campus Darcy Ribeiro foi um dos destaques da semana de boas-vindas e proporcionou aos estudantes um passeio pelos edifícios da instituição. Psicóloga escolar da Coeduca, Julia Chagas explica que a atividade ajuda os estudantes a se ambientarem. "O estudante chega à Universidade e precisa saber o básico: achar a sala de aula, onde ficam os banheiros, a administração superior."

A troca de experiências com os veteranos do Turismo enriquece ainda mais a vivência. "É para ser uma caminhada preenchida pelas experiências pessoais deles [os veteranos], que é muito mais próxima da experiência dos calouros, para que apontem onde é legal ficar, onde ir, e mostrem a Universidade para além da sala de aula", explica a servidora da UnB.

A Coeduca estará com outras atividades que extrapolam a semana de boas-vindas. A programação está disponível no Instagram da coordenação.

Outras iniciativas organizadas pela comunidade deixam a acolhida mais acalourada. Nesta quinta-feira (30), o Centro de Convivência Negra dá as boas-vindas aos estudantes negros da Universidade na Afrorrecepção, com a presença de artistas e personalidades negras. No mesmo dia, o Observatório de Educação Básica promove a atividade Protagonismo das Juventudes: atuação política e participação democrática, na Faculdade de Educação, que visa discutir as formas de inserção e atuação da juventude nas esferas políticas e sociais.

>> Confira o restante da programação e participe!

Assista a mensagem de boas-vindas da reitora Márcia Abrahão à comunidade: