JUBS 2023

Jaqueline Pereira, da Educação Física, lidera fases iniciais e é a segunda melhor no kata dos jogos universitários. Basquete e Valorant são semifinalistas

Jaqueline Pereira, estudante de Educação Física, mora no Paranoá, estuda na Asa Norte, treina no Gama e levou a UnB ao pódio de Joinville no JUBs 2023. Foto: Gabriel Costa/Fesu-DF

A alegria do fim contrasta com a seriedade exigida durante a apresentação. A estudante de Educação Física Jaqueline Pereira deixou o tatame dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Joinville com sorriso largo, no início da tarde desta quarta-feira (18), ao conquistar a medalha de prata na categoria kata do karatê. Depois de liderar as duas primeiras fases, a atleta da Universidade de Brasília foi superada por um ponto e meio por Carolaini Zefino, da Universidade Estadual de Santa Catarina, medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2019.

“Conquistar a prata e poder ajudar no desempenho geral da UnB é sensacional”, comemora, no Expoville, palco das artes marciais nos JUBs. “É muito gratificante estar aqui. O resultado equivale ao treino. E quero me dedicar ainda mais para a próxima vez”, diz a carateca de 19 anos, que relata rotina apertada de treinamento. Ela mora no Paranoá, estuda no campus Darcy Ribeiro e pratica a arte marcial no Setor Industrial do Gama. “São duas horas de casa até o treino”, conta.

Subir ao pódio no kata exige preparação física e mental. Entre outros aspectos, os sete juízes da competição avaliavam a fluidez, a eficiência e o realismo do conjunto de movimentos realizados individualmente. Jaqueline ainda precisou lidar com um frio extra na barriga por ter sido a primeira a subir ao tatame. “Em geral, prefiro entrar por último”, diz ela, que agradeceu a vibração da torcida, sobretudo a das colegas de treino e de JUBs, Anna Cabral e Fernanda Carvalho.

Parceria recompensada: Fernanda, Jaqueline e Anna representam a UnB no karatê e torcem umas pelas outras. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

Cabral disputou a categoria de combate, o kumite, entre as atletas de mais de 68kg. A formanda em Letras foi derrotada nas lutas realizadas contra Maria Saraiva, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e Beatriz do Santos, da Unisanta de São Paulo.

Antes das lutas, ela agradeceu o apoio da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (Fesu-DF) e falou sobre a satisfação de representar a UnB. “Também estudo em instituição privada, mas escolhi representar a UnB porque tenho muito orgulho de fazer parte da Universidade.”

A estudante de medicina Fernanda Carvalho teve problemas com a documentação ainda em Brasília e acabou por não competir, mas foi convidada a acompanhar os jogos pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). “É muito difícil ficar de fora. Estou ainda mais ansiosa aqui na torcida”, diz ela, que se prepara para o pan-americano de karatê em novembro e tem planos para disputar a próxima edição dos JUBs.

TÊNIS – Ana Clara de Sena, Gabriel Monteiro, Giselle Kelly Nascimento e Isabela Neiva se despediram da disputa do tênis de mesa nesta quarta-feira. Gabriel foi quem mais avançou, ao disputar a segunda rodada da fase decisiva. Apesar de lamentar a eliminação, Giselle diz estar satisfeita com a vivência nos jogos. “É um esporte que amo e foi ótimo estar aqui. Pretendo voltar ao jogos e essa é uma motivação para treinar mais”, diz.

O tênis de quadra encerrou a participação com derrotas na chave de duplas mistas e masculinas ainda na noite de terça-feira (17). Os irmãos Fabiana e Gabriel Resende e o mesmo Gabriel ao lado de Guilherme Pereira perderam sem pontuar em jogos disputados no formato proset, finalizado em oito games.

Equipe de Valorant venceu oponentes da UFU e da UFG nesta quarta (18). Foto: Hugo Costa/Secom UnB

BASQUETE – O basquete feminino da UnB terminou em segundo no grupo A da fase classificatória da terceira divisão, após inesperada derrota na prorrogação contra a Universidade Federal do Acre por 60 a 56. Com o resultado, a equipe brasiliense disputa a semifinal contra o Instituto Federal de Tocantins, primeiro colocado do grupo B. A partida que define os finalistas será disputada na manhã desta quinta no ginásio do Centro de Treinamento Ivo Varella.

ELETRÔNICOS – A equipe de Dagoberto Bernardes, Gabriel Oliveira, Ian Bauer, Pedro Victor Santos e Rafael Farias garantiu duas vitórias tranquilas no Valorant, game de tiro jogado em primeira pessoa. Com triunfos concretizados no fim da tarde sobre as federais de Uberlândia e de Goiás, o time está a um passo da decisão, a exemplo do time de Counter Strike G.O. Os dois grupos fazem parte do UnB Green Owls, clube de e-sports registrado na Coordenação de Esporte e Lazer (CEL/Deac/DAC).

Clique no banner abaixo e saiba mais sobre a participação da UnB nos JUBs 2023.