JUBS 2023

Com resultados desta quinta (12) nos Jogos de Joinville, pódio da UnB no futebol eletrônico está garantido. Cheerleading inicia bem sua trajetória

Maycon Rios, da Química Tecnológica, já está garantido como medalhista jogando Fifa 23. Agora, a briga é pelo ouro. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

A cor da medalha ainda é desconhecida, mas a conquista de um lugar no pódio já é certa para Maycon Rios. Na tarde desta quinta-feira (12), o representante da UnB e do Distrito Federal no futebol eletrônico dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de 2023 garantiu vaga na final após duas vitórias contra Cauan Amorim, da amapaense Unifap. A decisão será nesta sexta (13) contra o acriano Edival Neto, da Uninorte. Os dois se enfrentaram na fase de classificação, com uma vitória para cada lado.

A primeira partida da semifinal do game Fifa 23 foi marcada pelo equilíbrio e pela virada de Maycon. Ele respondeu rápido a gol sofrido no início, mas boa parte do jogo passou truncada em 1 a 1. Até que o brasiliense conseguiu desempatar e administrar a vantagem mínima. A vitória possibilitou a armação de uma defesa sólida e de jogadas de contra-ataque para o desafio seguinte, vencido com autoridade por 4 a 1.

Handebol feminino continua fazendo bonito para garantir o acesso à primeira divisão nos JUBs. Foto: Hugo Costa/Secom UnB

“Hoje eu estava bem mais tranquilo e relaxado que ontem”, diz o estudante de Química Tecnológica. “Foi importante sair na frente. Aí mudei a tática para cinco zagueiros”, avalia ele sobre a possibilidade de armar a defesa com mais solidez e bloquear a pressão adversária. Para a grande final, ele avalia não haver favorito. “Está totalmente aberto. O cara jogou muito”, analisa ele sobre o aguardado tira-teima contra Edival Neto.

HANDEBOL – O time feminino de handebol também pode garantir vaga na final nesta sexta. Invicto, o time se classificou em primeiro lugar no grupo B, após vencer por 29 a 21 a Uninassau do Piauí. O adversário do jogo que pode garantir a primeira medalha coletiva da UnB nos JUBs ainda não havia sido definido até a publicação do texto. “A gente precisa ter calma e impor nosso jogo”, disse a artilheira da tarde com dez gols, Vanessa Hack, sobre a receita para buscar o topo do pódio.

O handebol masculino, que venceu a UniRV de Goiás por 24 a 23, também tem decisão na rodada de sexta. A luta dos meninos é pela permanência na primeira divisão, contra adversário ainda indefinido.

Cheerleading é esperança de medalha para a UnB, e vai caminhando bem. Foto: Saulo Cruz/CBDU

CHEERLEADING – O Cheerleading da UnB recebeu nota 267.5, a segunda maior das 11 apresentações realizadas na noite de quarta-feira (11). A equipe ficou 7.5 pontos abaixo da líder, a Universidade Federal de Mato Grosso. A performance inicial vale 40% da pontuação na categoria team cheer. Os outros 60% serão atribuídos após as apresentações desta quinta.

As chances de conquista do time do DF, atual campeão da modalidade, são reais e ainda podem ser ampliadas na sexta-feira na categoria stunt, caracterizada por apresentações mais rápidas e pelas formações de estruturas com atletas de sustentação, os bases, e “voadores”, o flyers.

Acompanhe o compilado das coberturas nos JUBs 2023 clicando na imagem abaixo.