PCTEC

Reformas e novas obras fazem parte do plano de modernização da infraestrutura destinada à inovação no campus Darcy Ribeiro. Está prevista construção de hotel

Site do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac) oferece experiência de visitação virtual ao projeto do local, no campus Darcy Ribeiro. Imagem: Reprodução

O Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da Universidade de Brasília passa por um processo de consolidação e crescimento com investimentos que totalizam cerca de R$ 30 milhões ao longo de 2023, exclusivamente em infraestrutura e modernização. Além da construção de novos espaços, parte da estrutura que existe está em reforma.

A grande novidade é o estudo, já iniciado, para a construção de um hotel moderno no PCTec, que será um laboratório e escola de inovação para a área de turismo e hotelaria. Se aprovado, o edifício será erguido ao lado do prédio da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), no campus Darcy Ribeiro.

O hotel atenderia ao Marco Legal da Inovação, que sugere a existência de estrutura de apoio em parques tecnológicos para facilitar a vinda de empresas estrangeiras para o PCTec. Além disso, impulsionaria a internacionalização da UnB, abrigando pesquisadores e alunos estrangeiros no campus.

Segundo o professor do Departamento de Engenharia Mecânica Carlos Gurgel, diretor do PCTec, o hotel terá o conceito self-service, em que o cliente contrata tudo pelo celular. “A pessoa faz o check-in, contrata a comida num mini-mercado dentro do hotel; contrata o serviço de lavanderia, aluga bicicletas, enfim, todos os serviços disponíveis. Tem acesso e resolve tudo pelo celular”, adianta Gurgel, que também é conselheiro da Finatec.

AMBIENTE DE INOVAÇÃO – A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) aprovou a construção da sede do Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído (Pisac), que é a plataforma de inovação tecnológica do PCTec. O investimento é de aproximadamente R$ 4,5 milhões.

O Pisac tem uma atuação ampla e autossustentável, que vai desde a concepção de projetos até a operação do ambiente construído. É parte de suas atribuições ser “um catalisador de capacidades técnicas consolidadas dentro e fora do país, visando à pesquisa e ao desenvolvimento com foco na inovação e na sustentabilidade do ambiente construído”.

O professor Carlos Gurgel explica que esse projeto já está nas mãos da Finatec, que vai licitar e executar a obra. A construção do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech), também está em andamento e vai funcionar ao lado do Pisac, segundo ele.

Projeto da Secretaria de Infraestrutura da UnB para o prédio do Centro de Biotecnologia Molecular (C-Biotech), que está em construção. Imagem: Infra UnB

Outra novidade é que, uma parceria entre o PCTec e a Finatec, vai possibilitar que empresas e startups ocupem o Bloco H. “A Solar Bot, que já está no parque, manifestou interesse em montar uma oficina no Bloco H”, conta Gurgel.

O antigo prédio da Fubra está sendo reformado, com previsão de término da obra para o fim do ano. A Samsung demonstrou interesse em ocupar parte do imóvel, cuja área total é de 1,4 mil metros quadrados. Em breve, será aberto edital para a seleção de outras empresas da área de inovação e tecnologia interessadas em ter uma sede no Parque Tecnológico. Outro espaço que está em reforma é a atual sede do PCTec, ao lado da Finatec.

Segundo Gurgel, a ideia é atrair empresas para a UnB e estabelecer ligação direta da Universidade com o mercado. “É uma troca: a empresa leva soluções para o mercado, e o mercado traz suas demandas para a Universidade, que podem ser solucionadas com apoio de sua estrutura de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. É a essência do apoio à inovação.”

Na outra ponta, ganham os estudantes que, além de divulgar trabalhos científicos, atuam de forma mais forte na busca prática de soluções de inovação e tecnologia.

SOBRE – O PCTec/UnB foi criado pela Resolução 14/2007 do Conselho Diretor da Fundação da Universidade de Brasília, tendo como propósito estabelecer a construção de novas relações institucionais entre a Universidade, o setor privado, o governo e a sociedade.

Conforme a Resolução nº 06/2020 do Conselho Universitário, o PCTec é responsável por estabelecer relacionamentos com instituições externas, públicas ou privadas, visando a atrair investimentos para inovação, criar e apoiar parcerias com a universidade e promover o desenvolvimento do ambiente de inovação.

Principais ações do PCTec:

• Incentivar a interação entre empresas, governo e a comunidade científica, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas, nacionais e internacionais com foco em PD&I.
• Fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação.
• Atrair investimentos públicos e privados para inovação tecnológica, visando geração de riqueza e bem estar social.
• Abrigar e apoiar o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.
• Gerar novos padrões de empregabilidade nas empresas parceiras do PCTec/UnB, focando na inserção de mão de obra qualificada.
• Transformar os resultados de PD&I em produtos, processos e serviços tecnológicos para atender a demandas da sociedade e do mercado.
• Contribuir para a transformação do Distrito Federal em um dos grandes centros econômicos do País e polo gerador de alta tecnologia.

*publicado originalmente em finatec.org.br/noticia