INOVAÇÃO

O programa Samsung Ocean fornece capacitação tecnológica com especialistas e será instalado no Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília

Alinhada em encontro na Reitoria, parceria entre a UnB e a Samsung abre a possibilidade para que o PCTec atraia mais empresas e startups. Foto: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

A Universidade de Brasília firmará parceria com o projeto Samsung Ocean. A UnB será a primeira universidade federal a aderir ao programa de capacitação e inovação tecnológica da Samsung. As atividades do projeto serão realizadas no Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec), onde será destinado um espaço de 600 m² para o laboratório da empresa.

“Essa parceria mostra a importância da UnB no cenário nacional. Nossa estrutura e nossa qualidade no ensino, na pesquisa e na extensão são grandes atrativos para que empresas de tecnologia se instalem no Parque Científico e Tecnológico. E termos uma empresa do porte da Samsung com um projeto aqui vai gerar, com certeza, excelentes resultados para todas as partes”, comemora o vice-reitor da UnB, Enrique Huelva.

Além dele, o diretor do PCTec, Carlos Alberto Gurgel; a superintendente do Hospital Universitário de Brasília, Elza Noronha; a diretora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT), Marileusa Chiarello, e a coordenadora de Ciência, Tecnologia e Inovação do PCTec, Palloma Muterlle, se encontraram, no último dia 24 de maio, com representantes da Samsung.

O diretor do PCTec, Carlos Alberto Gurgel, destaca que a parceria é uma oportunidade para atrair novas startups para o Parque. Os parceiros vão detalhar a área central de atuação do programa, que provavelmente terá foco em saúde. “Ficou entendido que a Samsung será abrigada no PCTec. Temos os mecanismos adequados para receber o programa Ocean. Nós estamos otimistas com a possibilidade de termos uma empresa âncora, líder em inovação, no parque”, afirma Gurgel.

O projeto tem três unidades no Brasil. Uma na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e duas na Universidade de São Paulo (USP). Nas instituições parceiras, são desenvolvidas, por especialistas, atividades mensais – on-line e presenciais –, com foco na formação e capacitação tecnológica de profissionais, em mais de dez trilhas de conhecimento.

Além de aulas e cursos, são realizadas pelo programa Ocean mesas-redondas com especialistas e profissionais da indústria da tecnologia e capacitação para startups. As atividades são gratuitas e oferecidas para o público em geral.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.