NEGÓCIOS

Além de promover troca de experiências entre comunidade acadêmica, empresas e investidores, evento premiou pesquisadores da Universidade

A Feira de Negócios e Inovação (FNI) foi realizada pelo DPI, NITCDT e PCTec em parceria com Fiocruz, Finatec, Sebrae, FAP-DF e a empresa Fibra. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) recebeu na quinta (17) e sexta-feira (18) a Feira de Negócios e Inovação (FNI) 2022. O evento ocorreu no Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) e teve como objetivo reunir pesquisadores da Universidade, empresários e comunidade em geral, além de incentivar a cultura do empreendedorismo, a criação de negócios inovadores e a troca de experiências na área.

“Trouxemos aqui o nosso empreendedorismo inovador, com muita ciência. Este ano queremos também contemplar e divulgar os projetos de empreendedorismo social e inclusão, que são de grande valor para a instituição”, declarou a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, que presidiu a abertura da feira. O evento foi uma iniciativa do Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), do Núcleo de Inovação Tecnológica do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (NITCDT) e do Parque Científico e Tecnológico (PCTec) da UnB.

Participaram da solenidade o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal, Elísio Luz; o diretor da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), Augusto César Brasil; o superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do DF, Antônio Valdir Filho; a diretora do CDT, Marileusa Chiarello; o diretor do PCTec, Carlos Gurgel; o coordenador de Integração Estratégica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília, Wagner Martins; e o diretor de Inovação da empresa Fibra-DF, Gracionário de Queiroz.

Intuito da feira foi o de incentivar a cultura do empreendedorismo e a inovação na Universidade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Nos dois dias de programação, os visitantes puderam encontrar exposições de trabalhos desenvolvidos na Universidade e pelos parceiros – Sebrae, Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP) do DF, Fiocruz, Finatec e a empresa Fibra. Houve ainda a rodada de pitches, momento de interação entre empresários, investidores, visitantes, alunos e estudiosos para divulgar projetos e startups.

INOVAÇÃO À VISTA –  A Matriz Engenharia de Energia, empresa júnior de Engenharia de Energia, da Faculdade UnB Gama (FGA), foi uma das iniciativas presentes na exposição de projetos. No estande da empresa, Júlia Meireles, estudante do terceiro semestre de Engenharia Aeroespacial e uma das integrantes da equipe, mostrava ao público o protótipo de uma bomba de água movida a energia solar. “A intenção é mostrar as funções da energia solar. Hoje temos um serviço de consultoria e temos foco em estimular a redução dos custos de energia elétrica, oferecendo sustentabilidade ao mesmo tempo.”

Os alunos de Direito também encontraram espaço para divulgação de trabalho da empresa júnior do curso, a AdvocattA. “Fazemos um serviço consultivo, oferecendo redação de contratos, estatuto e registro de marca, nosso carro-chefe e o que estamos divulgando aqui”, explicou o estudante Arthur Goulart, do sétimo semestre de Direito.

Ex-alunos da UnB também puderam mostrar como a formação acadêmica na instituição contribuiu para pensar iniciativas que tenham impacto positivo junto à sociedade. Glauco de Oliveira é egresso do curso de Ciências Naturais e foi indicado por professores da Universidade a participar da FNI para divulgar o projeto Esterilização por Raio Ultravioletas, que oferece uma alternativa para combater microrganismos presentes na água, como vermes, protozoários e bactérias.

Os visitantes tiveram a oportunidade de interagir e conhecer empresas que nasceram dentro da Universidade e empresas juniores, encabeçadas por estudantes de graduação. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“O meu protótipo tem a intenção de realizar o tratamento de água por meio de raios ultravioletas de forma eficaz e de baixo custo. Fiz com materiais baratos e de fácil acesso, e quero oferecer para prefeituras e outras entidades”, detalhou. Segundo Glauco, além de trazer benefício econômico, a solução é mais eficaz que o uso de cloro, por exemplo.

PESQUISADORES ACLAMADOS – Durante a feira, pesquisadores da Universidade foram reconhecidos por seus trabalhos científicos com o Prêmio de Inovação Darcy Ribeiro. O prêmio fomenta a inovação na UnB e consolida um dos princípios da regulamentação interna para propriedade intelectual da instituição criada em 1998. “Nesta regulamentação estava previsto um prêmio de tecnologia, a ser concedido aos pesquisadores que se destacarem na Universidade na área de inovação. Este ano ele foi aprovado por meio do Cepe [Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão] e conseguimos implementar”, explicou a diretora do CDT, Marileusa Chiarello.

Esta primeira edição homenageou o cientista brasileiro e ex-docente da UnB Marco Antônio Raupp, falecido em julho de 2021. Vinte e duas pesquisas, referentes aos anos de 2020 e 2021, foram premiadas nas categorias Pesquisadores Destaque, Inventor Destaque, Autor Destaque e Transferência de Tecnologia, além das categorias especiais Mulheres na Ciência, Tecnologias em Temática Relevante e Tecnologias Sociais.