UnBTV

Em série de reportagens, relembre pontos altos da programação que alcançou a população do DF

Diversas atividades levaram a Semana Universitária para além do campus Darcy Ribeiro (Asa Norte), promovendo integração do que é produzido pela Universidade com a população de vários pontos do Distrito Federal. Imagem: Reprodução/UnBTV

Ao longo dos dias 25 a 29 de setembro, a Universidade de Brasília realizou a 23ª edição da Semana Universitária (Semuni). Com extensa programação e atrações para compartilhar o que de melhor a instituição tem a oferecer no âmbito da pesquisa, ensino e extensão, os quatro campi abrigaram diversas atividades, com atenção especial ao tema O Futuro É Feminino.

>> Confira aqui cobertura das atividades no campus Darcy Ribeiro

GAMA – Na Faculdade UnB Gama (FGA), um dos destaques da programação foi uma oficina para ensinar o descarte correto de óleo de cozinha e como reutilizá-lo. Entre os pontos abordados no workshop, que foi organizado pelo Projeto Biogama, estavam os problemas decorrentes do despojamento incorreto do resíduo.

“A gente mostra os problemas que ele causa, como entupimento de tubulação de esgoto e poluição de rios e solos, pois infelizmente a maioria das pessoas ainda faz esse descarte de maneira errada”, contou Eduardo Lima, estudante de Engenharia de Energia.

Na oficina, os participantes puderam aprender soluções para reaproveitamento do resíduo. “Aqui no programa, ensinamos a população a fazer a coleta correta e mandar para nós ou qualquer ponto de recolhimento. Ensinamos ainda a fabricação de produtos em casa, como o sabão e a vela”, declarou Eduardo. Por fim, ele explicou que há opção de mandar os descartes para o projeto, que fabrica biodiesel com esses materiais.

>> Confira a reportagem completa sobre a Oficina feita pela UnBTV

PLANALTINA – A Faculdade UnB Planaltina (FUP) recebeu alunos do Centro Educacional 3 de Planaltina para uma oficina sobre a fotossíntese das plantas. No laboratório, os estudantes realizaram a extração de pigmentos como a clorofila, presente na folha do café, e aprenderam como a fotossíntese contribui para o equilíbrio climático. O objetivo da ação foi ensinar a importância da preservação das plantas.

“A atividade quis fazer uma relação da fotossíntese com as mudanças climáticas, pensar mais nas plantas e como elas podem nos ajudar a contar isso”, ressaltou Maria Cristina de Oliveira, professora de Botânica da FUP.

A ação foi uma das 79 que fizeram parte da programação da Semuni no campus. Ao trazer os alunos para participar, a ideia foi aproximar os estudantes do ensino médio à UnB. “O principal é dar visibilidade à nossa Universidade e ao nosso campus. Realizando as atividades com a presença da comunidade, trazemos eles aqui para dentro e permitimos que cada vez mais interessados cogitem cursar o ensino superior”, declarou Otilie Vercillo, coordenadora de extensão da FUP.

>> Assista a vídeo da UnBTV para saber mais sobre a atividade na FUP

CEILÂNDIA – A Faculdade UnB Ceilândia (FCE) sediou a 27ª edição da Feira de Saúde do Hospital Universitário de Brasília (HUB/UnB), parte da programação da 23ª Semuni. O evento ocorreu depois de um hiato de dois anos. “Na comemoração dos 15 anos da FCE, estamos também recebendo a Feira, uma ação que tem muita convergência com atividades que a gente já faz aqui no campus, e que potencializa e abrilhanta ainda mais a possibilidade de trazer os estudantes para conhecer, além dos cenários de ensino, pesquisa e extensão, um pouco da assistência e das ações que o HUB desenvolve”, contou João Paulo Chieregato, diretor da FCE.

O evento contou com atividades educativas como ensino de primeiros socorros, avaliação física e diálogos sobre a importância da saúde mental. Um dos destaques da Feira, foi a disponibilização de vacinas para covid-19 e influenza, em um posto de vacinação montado exclusivamente para o evento.

Luciana Lima, organizadora da Feira, contou que o objetivo da atividade foi promover saúde e prevenir doenças na comunidade. “Trabalhamos tanto voltados para a comunidade interna da UnB e HUB, como para comunidade externa, que são os pacientes e a população de maneira geral”, explicou.

Saiba mais na matéria da UnBTV: