REUNIÕES SEMANAIS

Propostas levantadas na UnB serão direcionadas para debate nacional. Perspectivas de reestruturação do atual plano profissional serão apresentadas em mesa de negociação com governo federal

Reuniões semanais de GT no Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) são voltadas à elaboração de propostas para reestruturação do plano de carreira nacional dos servidores técnico-administrativos em educação. Foto: Divulgação

Servidores da UnB têm se reunido semanalmente para discussão de propostas de melhoria da carreira dos técnicos administrativos em educação em nível nacional. Os encontros têm ocorrido às segundas-feiras, a partir das 9h, no Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). A última estruturação do plano de carreira da categoria ocorreu em 2005, por meio da Lei nº 11.091.

Entre as principais demandas em debate estão alterações na tabela salarial, redefinição do número de classes da carreira, inclusão de gratificação para toda a categoria, mudanças no valor do estepe para progressão entre os níveis da carreira e proposta de reajuste para trabalhadores da enfermagem de acordo com o piso salarial recém-aprovado.

“Nós estamos em uma primeira fase que é de discussão nas entidades das várias visões sobre carreira. Foram instituídos GTs [Grupos de Trabalho] Carreira por universidade – essa foi uma deliberação do Congresso da Fasubra [Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil] de construir esses grupos”, explica o diretor de imprensa do Sintfub, Maurício Sabino.

A intenção é reunir as contribuições e encaminhá-las ao GT Carreira Nacional, que tem participação de outras universidades e de entidades sindicais. A proposta final do GT será repassada à direção da Fasubra para consolidação e apresentação na Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP). Esta é instância de interlocução entre as representações sindicais e o governo federal para viabilizar soluções negociadas aos interesses de ambas as partes.

NEGOCIAÇÕES – Os servidores públicos federais já estão mobilizados para a discussão da campanha salarial de 2024, com reivindicações para recomposição salarial, equiparação dos benefícios do Poder Executivo aos concedidos ao Legislativo e Judiciário, além do pedido de revogação de instrumentos que prejudicam o serviço público.

Na terça-feira (11), o governo federal e os sindicatos envolvidos na mesa de negociação assinaram portaria com protocolo e regimento interno que estabelece os princípios para as relações funcionais e de trabalho e o funcionamento da MNNP. Em fevereiro, a reabertura da Mesa resultou na aprovação do aumento de 9% sobre o salário e de 43,6% no auxílio-alimentação dos servidores públicos federais. Atualmente, há mais de 220 mil técnicos administrativos em educação em todo o país.

No último domingo (16), a proposta de Reestruturação da Carreira e Recomposição Salarial dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) do PCCTAE das Instituições Federais de Ensino (IFEs) consolidou-se como a terceira mais votada nacionalmente e integrará o Plano Plurianual (PPA) do governo federal. A proposta recebeu mais de 77 mil votos na plataforma Brasil Participativo, denotando a força da mobilização dos trabalhadores e a importância da pauta para o país.

Matéria da UnBTV destaca discussões dos técnicos em favor da carreira. Confira:

*Com informações da UnBTV.