PROTAGONISMO DISCENTE

Tradicional encontro da entidade estudantil chega à 59ª edição com atividades até domingo (16), no campus Darcy Ribeiro. Debates sobre educação e política no Brasil estarão em pauta

Campus Darcy Ribeiro será palco do maior encontro da União Nacional dos Estudantes. Mais de 15 mil discentes devem passar pela UnB nos próximos dias. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

As vozes da juventude universitária de todo o país ecoarão pela Universidade de Brasília nos próximos dias. Até domingo (16), o campus Darcy Ribeiro recebe o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes (Conune). Mais de 15 mil discentes de diferentes regiões são esperados para a edição do evento, que oferece vasta programação, com debates, grupos de discussão, atos políticos, atividades culturais e encontros para tratar sobre educação e a atual conjuntura política e social brasileira.

O congresso teve início nesta quarta-feira (12), no Centro Comunitário Athos Bulcão, com dois atos: um em memória aos 50 anos sem Honestino Guimarães, líder estudantil desaparecido durante a ditadura militar, e outro em defesa da democracia. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, participou.

Ao longo da semana, assuntos como o papel da pesquisa científica universitária, a ampliação de direitos a povos tradicionais, os dez anos da Lei de Cotas, a luta pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e o enfrentamento à LGBTfobia nas universidades estarão em destaque, repercutidos com a presença de personalidades dos diferentes espectros políticos do campo progressista.

>> Confira a programação

"O Conune tem que ser esse ponto, um marco de organização, para que a gente impulsione as nossas universidades como palcos de luta pelo Brasil inteiro", defende a estudante e membro do Congresso Eleitoral da UNE, Tarsila Amoras.

As discussões e propostas apresentadas durante o evento serão compiladas e votadas em uma plenária final, no último dia. Haverá, ainda, eleição da presidência e da nova diretoria da UNE pelos próximos dois anos.

O Conune é voltado a estudantes matriculados em instituições de ensino superior, com inscrições em duas modalidades: a de delegado, escolhido previamente como representante de uma instituição e com direito a voz e voto durante a plenária, e a de observador. Esta última dá possibilidade ao participante de opinar em todas as atividades do Congresso, sem direito a voto.

>> Inscreva-se e participe!

Assista ao informe da UnBTV sobre o 59º Conune:

*com informações da UnBTV.