- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo.pdf
clique na imagem

 

 

Edital incentiva a presença de meninas e mulheres na ciência 

No mês em que se celebra a atuação de mulheres e meninas na ciência, a Universidade lança edital inédito para fomentar projetos de extensão que incentivem a participação feminina nas áreas de Ciência e Tecnologia, por meio da atuação nas escolas públicas do Distrito Federal. Projetos enquadrados em uma das seis linhas de atuação poderão ser cadastrados a partir de 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Mas não deixe pra depois! Conheça as regras e prepare sua submissão ou ajude a divulgar esta super oportunidade! O edital é resultado de um programa estratégico que envolve os decanatos de Extensão (DEX) e de Pesquisa e Inovação (DPI), ao lado da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da UnB. 

Mais informações: noticias.unb.br 

 

PLANO DIRETOR 

Eixo de transportes e mobilidade 

Ainda recebe respostas o formulário de pesquisa sobre mobilidade e transporte no campus Darcy Ribeiro. A consulta está inserida nos trabalhos da comissão que desenvolve o Plano Diretor do campus para a próxima década. Quem se desloca frequentemente ao Darcy pode relatar como acontece e sugerir melhorias visando um aumento na qualidade de vida. Participe! Não leva mais do que dez minutos. 

Mais informações: bit.ly/pdunb 

 

LITERATURA   

Participe do Clube de Leitura da BCE  

A próxima reunião do Clube de Leitura da BCE acontece em duas sessões: em 23 de fevereiro, às 12h, de forma presencial, no subsolo da Biblioteca, e no dia 24 de fevereiro, às 15h, de forma virtual, pelo Microsoft Teams. A obra debatida será Chico Bento: Arvorada, graphic novel de Orlandeli. Para ter acesso às reuniões, é preciso realizar inscrição. O formulário está disponível no link abaixo. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA 

Incentivo a pesquisa e inovação 

Servidores técnicos e docentes contam com apoio institucional para publicar artigos científicos em periódicos de alto padrão. Lançado em 13 de fevereiro, o edital de fluxo contínuo nº 01/2023 de DPI, DPG e BCE oferta recursos para custear taxas de publicação. Os auxílios serão concedidos até o limite de recursos financeiros previstos, em conformidade com o cronograma de encerramento do exercício financeiro da UnB para 2023. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

MEDICINA 

Oportunidade para professores 

O Inep está selecionando docentes de Medicina para compor o Banco Nacional de Itens (BNI) do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida). As inscrições estão abertas até 27 de fevereiro. O BNI fornece insumos para diversas avaliações do Inep, assegurando acesso a itens de qualidade de acordo com cada instrumento de avaliação. 

Mais informações: noticias.unb.br/agenda 

 

EDITORA 

Planner e Clube do Livro 

A Editora UnB (EDU) lançou seu Planner 2023, que está disponível para venda e também pode ser impresso livremente. O material é inspirado na escritora Carolina Maria de Jesus, autora de Quarto de Despejo. Este livro será o primeiro debatido no Clube do Livro da EDU, que se reúne na Livraria do Centro de Vivências do campus Darcy Ribeiro a partir de 11 de abril, às 17h. Se você ainda não leu, dá tempo de começar. O cronograma do Clube do Livro da EDU está disponível no Planner 2023. 

Mais informações: editora.unb.br 

 

SAÚDE 

UnB fortalece combate a arboviroses 

SisVetor é o nome do aplicativo desenvolvido na UnB que potencializa o controle do Aedes aegypti – mosquito transmissor de arboviroses como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Testado em municípios de Amazonas e Minas Gerais, o aplicativo otimiza tempo no registro de coleta de dados e funciona até sem internet, possibilitando que sejam feitas em 24h tarefas que costumam levar duas semanas. O projeto aguarda nova rodada de financiamento para ser ampliado. 

Mais informações: unbciencia.unb.br 

 

 

 

Checklist do calouro 

https://www.facebook.com/oficialUnB/posts/pfbid02fcEdr13cuyjr8EkHTKMeKz1dvPVVBQKBmMphCMNjyrMGNKpbCdjtWyjdYcAnvTDGl 

 

Simulador automotivo 

https://www.facebook.com/oficialUnB/posts/pfbid02PpHqhTivWzCaRqcoejozn1y43WD1XNacxC9Z5STN7N5nLmoZtsygCVyz5qda63J9l 

 

Recuperação do Cerrado 

https://twitter.com/unb_oficial/status/1625213363293769734 

 

Aumento de bolsas 

https://noticias.unb.br/76-institucional/6337-reajuste-de-bolsas-beneficia-quase-2-5-mil-estudantes-da-unb 

 

Transporte nas férias 

https://www.instagram.com/p/CopIx2rOgbM/ 

 

RU nas férias 

https://www.instagram.com/p/CopV9XEOj2d/ 

 

 

Projeto de Extensão da UnB valoriza construção tradicional Kalunga 

Projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB tem buscado resguardar e fortalecer o modo de construção tradicional do povo Kalunga, com madeira, pedra, barro e palha. A UnBTV deu visibilidade ao projeto e a esta importante causa, já que a tradição Kalunga tem sido ameaçada. Confira! 

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.