- Para receber o UnB Hoje por e-mail, cadastre-se aqui.
- Sugestões de eventos (5 dias úteis de antecedência): pauta@unb.br

arquivo pdfPara ver arquivo .pdf
clique na imagem

SELEÇÃO

Licenciatura em Libras

A UnB lançou vestibular do curso de Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira/Português como Segunda Língua. A seleção oferece 40 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2017 e as inscrições podem ser feitas no site do Cespe entre 31 de outubro e 16 de novembro.  O valor da taxa é de R$ 120. As provas serão aplicadas na data provável de 15 de janeiro de 2017.

Mais informações: 3448-0100/ www.cespe.unb.br/Vestibular

DEBATE

Violência contra a mulher

No dia 4 de novembro acontece a 2ª Mesa-redonda sobre violência contra a mulher, criança e adolescente. O evento traz para o ambiente acadêmico profissionais que detêm vasta experiência em lidar com este tipo de violência e também ajuda a refletir sobre o papel da sociedade e dos profissionais de saúde na proteção da mulher, da criança e do adolescente. Das 8h às 12h, no auditório UAC do campus de Ceilândia. Inscrições disponíveis no site do campus.

FILMES

Ciclo de cinema

Aprender história com ajuda de clássicos do cinema é a proposta do ciclo Hispano-América uma História. Estarão em cartaz: Salvador Allende, de Patricio Guzman (31/10); e Guerra a la Democracia, de Cristopher Martin (25/11). Sempre às 16h30, no subsolo do ICC Sul, sala de multimídia (BSS 235). A exibição e os debates serão em espanhol. Entrada franca.

WORKSHOP

Estágio probatório

No dia 3 de novembro acontecerá o Workshop de treinamento das chefias imediatas sobre o programa de estágio probatório dos servidores técnico-administrativos em educação. A atividade será realizada das 14h30 às 17h30, no auditório da BCE. O treinamento tem a finalidade de explicar às chefias imediatas as etapas e fases do processo avaliativo de estágio probatório. As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º de novembro na página de capacitação da Universidade.

Mais informações: www.capacitacao.unb.br / 3107-0430

CONFERÊNCIA

Evento sobre a Teoria dos cercamentos

Gabriel Tupinambá, pesquisador de pós-doutorado no programa de História Social da Cultura na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ministrará no dia 1º de novembro a conferência O estranhamento dos comuns: uma hipótese suplementar sobre a teoria dos cercamentos. A atividade será realizada no auditório do Instituto de Ciências Sociais, às 19h. Entrada gratuita.

SUSTENTABILIDADE

Crise hídrica

Nesta segunda-feira (31), O Movimento 2022 - O Brasil que queremos promove o a palestra Plantando desertos: como foi gerada a crise hídrica?. A atividade será realizada às 10h30, no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (CIFMC) e terá como palestrantes Beatriz Maury, doutora em desenvolvimento sustentável, e Regina Fittipaldi, arquiteta e urbanista e membro do Conselho de Recursos hídricos do DF.

Simpósio discute democracia

Em defesa da democracia: história e diversidade é o tema do VII Simpósio Regional de História, que será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, no campus Darcy Ribeiro. A proposta do evento reúne quatro conferências, uma mesa-redonda e cinco comunicações coordenadas organizadas em torno dos eixos: cultura, memória e identidades; história política; história social; historiografia e teoria da história; e teoria e metodologia do ensino de história. Inscrições até 31 de outubro no site oficial do simpósio.

Mais informações: www.cabralhistoria.wixsite.com/viianpuhdf

Mostra de estágios

As inscrições para IV Mostra de Estágios da Faculdade de Ciências da Saúde estão abertas no Sistema de Extensão da UnB (SIEX) até a data do evento, 24 de novembro. Para cadastro de trabalhos, o formulário ficará disponível até o dia 6 de novembro, no site da faculdade. A mostra será realizada das 14h às 22h e dá visibilidade aos diferentes produtos obtidos pelos alunos no decorrer dos estágios obrigatórios dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Odontologia e Saúde Coletiva.

Mais informações: www.fs.unb.br

Editais abertos

Encontram-se disponíveis, na página do Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, editais para a seleção de alunos de mestrado e/ou doutorado em 15 cursos. Os interessados devem acessar o endereço www.dpp.unb.br.