GESTÃO

Entre as novidades a serem implantadas no segundo semestre estão a emissão de diploma e outros documentos de estudantes por via digital

A administração da Universidade de Brasília apresentou aos diretores das unidades acadêmicas, em reunião na última sexta-feira (8), algumas das principais mudanças relacionadas ao programa Simplifica UnB. As medidas, que devem ser implantadas ao longo do segundo semestre, descentralizam processos e dão mais autonomia a institutos e faculdades.

A primeira delas, já em vigor, diz respeito à aprovação dos afastamentos de docentes dentro do país – que passa a ser feita pela própria unidade e não mais pelo Decanato de Gestão de Pessoas (DGP). “Às vezes, o professor ia e voltava de viagem, para uma banca, por exemplo, sem que o afastamento tivesse sido aprovado”, lembrou a reitora Márcia Abrahão.

Outra descentralização será para compra de passagens e pagamento de diárias, processo que também depende de aprovação do DGP no formato atual. Como o trâmite é lento, muitas vezes o valor da passagem acaba subindo, exigindo novo esforço dos servidores que atuam com esse tipo de tarefa. O decanato deve distribuir tokens aos gestores para essa finalidade.

Documentos digitais são outra novidade que deve ser implementada pela administração da UnB – entre eles, o próprio diploma. “Fizemos uma consulta ao Conselho Nacional de Educação, para termos a certeza de que estaremos amparados legalmente. E recebemos uma resposta positiva, com a publicação de uma portaria do Ministério da Educação sobre isso”, contextualizou a reitora. A mudança deve começar a ser implantada a partir do semestre que vem.

Outra mudança será em relação às colações de grau, que passarão a ser realizadas pelas unidades acadêmicas. “O Cerimonial e a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) darão o apoio necessário para os institutos e faculdades, que terão a liberdade de fazer as cerimônias da maneira que acharem mais conveniente”, destacou Márcia.

A administração também falou aos diretores sobre o lançamento de três editais de extensão, para concessão de 230 bolsas as estudantes que participam de projetos com esse foco. “Demos um passo importante quando as atividades de extensão passaram a ser consideradas na progressão funcional docente. Agora, com esses editais robustos, temos mais um marco”, comemorou a decana de Extensão, Olgamir Amancia. Os editais devem ser publicados nesta semana, na página do DEX.

PESQUISA Além da discussão sobre o Simplifica, a Reitoria pediu o apoio dos diretores para a divulgação da V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação, realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

“Encontramos dificuldades dentro do MEC para a realização de um levantamento assim, então, a Andifes decidiu fazer”, explicou o decano de Ensino de Graduação, Sérgio de Freitas, lembrando que os números podem ajudar a pleitear mais recursos para a assistência estudantil.

LIMPEZA O prefeito do campus, Valdeci Reis, também deu um informe em relação à prestação de serviços de limpeza nos campi. “Há um boato de que a limpeza do ICC está sendo feita por duas pessoas e isso não é verdade. Temos 50 profissionais destacados para isso e podemos chegar a 60”, afirmou.

Ele lembrou que o contrato de limpeza era, em 2016, um dos mais caros da Universidade, chegando a cerca de R$ 30 milhões/ano – mais do que o orçamento de todas as faculdades e institutos. “Fizemos diversas repactuações e mudamos a frequência de limpeza de esquadrias, estacionamentos e lugares de baixa circulação”, exemplificou.