COMODIDADE

Estudantes que desejam retornar ao seu curso na UnB podem fazer pedido pelo SEI. Este é o quinto recurso de solicitação do programa Simplifica UnB

A partir deste mês, a reintegração poderá ser peticionada eletronicamente. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

 

Quem teve a matrícula na Universidade de Brasília cancelada pode requerer a reintegração diretamente pela internet. A novidade já está disponível por peticionamento no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O interessado faz a sua solicitação sem precisar sair de casa e pode acompanhar todo o processo.

 

“Isso é importante nesse momento de pandemia porque o estudante não tem que se deslocar até a Universidade para solucionar processos que dizem respeito à sua vida acadêmica. O pedido pode ser feito on-line, pelo celular, computador ou tablet”, destaca o vice-reitor Enrique Huelva.

 

O decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira, contextualiza que a reintegração é o processo de readmissão de estudantes desligados da UnB por descumprimento de requisitos da Instituição. “Esse processo representa não apenas uma nova chance para que o estudante conclua seu curso, como uma oportunidade para a Universidade cumprir efetivamente seu papel social na formação de profissionais e cidadãos”, reitera.

 

O cancelamento de matrícula acontece por quatro principais motivos: ter sido reprovado três vezes em uma mesma disciplina obrigatória; não ter cumprido condição; ter terminado o período máximo de permanência na Universidade; e por abandono ou saída voluntária.

 

Como geralmente o desligamento está relacionado a problemas no desempenho acadêmico, o decano diz que “é comum que os estudantes apresentem justificativas que demonstrem que as dificuldades foram pontuais e providências foram tomadas para saná-las, descrevendo ainda as razões pelas quais solicita uma nova chance junto à Instituição”. Vale mencionar que a reintegração é analisada primeiramente pelo colegiado do curso.

 

PASSO A PASSO – Para pleitear a reintegração, pode-se seguir o manual que explica todas as etapas, inclusive a de recurso por meio de processos intercorrentes, caso o estudante queira acionar a esfera recursal após o resultado.

Confira quais são os passos para solicitar a reintegração. Clique na imagem e acesse o manual completo. Arte: Ana Grilo/Secom UnB

 

De acordo com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), em 2020, foram recebidas, via e-mail, 813 solicitações de reintegração, e em 2021, já totalizam 51. O secretário da SAA, Henrique Melo, pondera que esses números não englobam os pedidos enviados diretamente ao curso ou aos postos avançados da Secretaria.

 

“A tendência é um grande crescimento nas demandas dos discentes de forma eletrônica, pois torna o interessado mais independente e com uma resposta mais imediata, facilitando a consulta ao andamento do processo”, afirma. Para o secretário de Administração Acadêmica, a possibilidade de trancamento geral justificado pelo peticionamento contribuiu muito para que o aluno não fosse prejudicado nos semestres de 2020.

 

AGILIDADE – A reintegração é o quinto serviço do peticionamento eletrônico, seguindo uma ordem de prioridades que leva em conta a importância e o volume dos processos acadêmicos. Já estão disponíveis a concessão de créditos em língua estrangeira, o trancamento justificado, a alteração de opção de curso e o aproveitamento de estudos.

 

Entre fevereiro de 2020 e fevereiro de 2021, foi observado um aumento de 22,51% no número de peticionamentos eletrônicos, segundo levantamento do Arquivo Central (ACE). “A ferramenta se mostrou de fundamental importância para o enfrentamento das contingências apresentadas no cenário atual, uma vez que a requisição é feita de forma totalmente remota”, informa a diretora de Processos Organizacionais do Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPR/DPO), Luciana Couto.

 

O peticionamento eletrônico é uma estratégia que teve início em 2019 e integra o programa Simplifica UnB. Este tem o objetivo "de tornar os processos considerados burocráticos mais rápidos, acessíveis e eficientes para atender melhor a nossa Universidade. Já tivemos quase 40 processos simplificados e vamos continuar com esse esforço”, reforça Enrique Huelva, que também preside a comissão permanente do programa.

 

Além de SAA, DPO, DEG e ACE, a iniciativa interinstitucional também tem a participação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI).

 

Leia também:

>> Reitora retoma diálogo com servidores das unidades administrativas

>> Em parceria, UnB e IFB promovem evento on-line sobre mulheres e educação

>> UnB e IFB realizam programação unificada em março em alusão ao Mês da Mulher

>> Projeto da UnB entrega água a moradores de comunidade em situação de vulnerabilidade socioeconômica no DF

>> Calculadora epidemiológica auxilia municípios no enfrentamento da covid-19

>> Novo decano do DPG quer acelerar o processo de inclusão e de produtividade dentro da academia

>> #InspiraUnB do 2º/2020 é o primeiro a ser realizado on-line 

>> Arboviroses precisam de atenção no país

>> Localizada no Park Way, Casa Niemeyer vai ser nome de estação do BRT

>> Em lives, gestores da UnB tiram dúvidas de estudantes sobre início do semestre

>> Professor da UnB está em lista dos cientistas que mais contribuíram para estudos sobre doenças negligenciadas

>> Consuni analisa recursos de estudantes expulsos fraudes nas cotas

>> Instituto de Psicologia coordena pesquisa sobre múltiplos impactos da pandemia de covid-19 no Brasil

>> Decanato de Ensino de Graduação traz orientações para o início do semestre

>> UnB divulga guia de recomendações para prevenção e controle da covid-19

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.