EXCELÊNCIA

Lista contempla as mil melhores universidades de todo o mundo. Destaque em empregabilidade colabora para que Universidade de Brasília seja a 11ª melhor instituição de ensino superior do país

A Universidade de Brasília é a 737ª melhor instituição do mundo de acordo com o Center for World University Rankings (CWUR). Em relação a 2017, quando ocupava a 973ª colocação, a UnB subiu 236 posições. Ao todo, a lista classificou mil universidades de 60 países.

Com média de 71.6, a UnB teve aumento de quase 30 pontos em comparação com 2017, quando alcançou 42.51. A avaliação é mensurada com base em sete indicadores: qualidade do ensino (15%), empregabilidade (15%), premiações internacionais (15%), publicações (15%), pesquisa (15%), artigos de impacto (15%) e citações (10%).

O destaque da UnB nesta classificação está no índice de empregabilidade. O número de ex-alunos ocupando cargos de gerência em grandes organizações passou de 442 para 921. As citações também tiveram aumento expressivo, em torno de 26%.

>> Impacto da produção científica da UnB aumenta mais de 100% em seis anos

“A melhoria da UnB no ranking da CWUR é mais um indicativo da qualidade do ensino e da pesquisa feitos na Universidade”, ressalta a reitora Márcia Abrahão. “Parabenizo professores, estudantes e técnicos, que se dedicam diuturnamente às suas atividades e, com isso, fazem a Universidade figurar entre as melhores do país.”

A UnB está entre as 11 mais bem colocadas universidades brasileiras das 20 que aparecem no ranking. De modo geral, as instituições do país tiveram melhor desempenho em relação ao ano passado, quando 18 universidades figuravam entre as mil. A primeira posição nacional é ocupada pela Universidade de São Paulo (USP), que desta vez está entre as cem melhores do mundo.

No topo do ranking, estão três universidades americanas e duas britânicas: Universidade de Harvard (1ª), Universidade de Stanford (2ª), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (3ª), Universidade de Cambridge (4ª) e Universidade de Oxford (5ª).

SOBRE  O CWUR é uma agência de consultoria na área de assessoria política e estratégica, voltada para governos e universidades. O primeiro ranking acadêmico foi divulgado em 2012 com as cem melhores universidades de todo o mundo. Em 2014, ele foi expandido para as mil mais bem avaliadas. A agência está sediada nos Emirados Árabes Unidos desde 2016.

>> A UnB também integrou em 2018 ranking das melhores de países emergentes, o Times Higher Education (THE)