EXCELÊNCIA

Universidade foi classificada na análise do Times Higher Education (THE), que avaliou 372 instituições de 42 países

Estreia no ranking: UnB ficou na faixa das 201-250 melhores universidades de países de economias emergentes. Arte: THE

A Universidade de Brasília entrou, pela primeira vez, no ranking das melhores universidades do Times Higher Education (THE) Economias Emergentes. O ranking é feito anualmente pelo THE, centro de pesquisa britânico dedicado a avaliar instituições de todo o mundo.

A UnB ficou posicionada na faixa das 201-250 melhores universidades. Foram analisados dados de 372 instituições, de 42 países. “Esse resultado reflete todo o esforço e competência da nossa comunidade em desenvolver ensino, pesquisa e extensão de qualidade”, disse a reitora Márcia Abrahão. “Parabenizo todos os estudantes, professores e técnicos pelo empenho e pela busca, cada vez maior, pela excelência”, acrescentou.

Para a composição do ranking, são avaliadas cinco áreas de interesse: ensino, pesquisa, citações (influência da pesquisa), visão internacional (relativa à equipe de pesquisadores, estudantes e ao próprio resultado de estudos) e transferência de conhecimento para a indústria.

Essas cinco áreas se subdividem em 13 indicadores de performance, com pesos especificamente calibrados para a realidade dos países analisados. Mais detalhes sobre notas alcançadas pela UnB em cada categoria serão divulgados ainda neste mês pelo THE.