O Auditório da Reitoria (campus Darcy Ribeiro, Asa Norte) sediou a sessão solene da Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro), em comemoração aos sete anos de atuação. O evento aconteceu na manhã do dia 30 de maio, em caráter institucional e celebrativo, com a presença de autoridades e apresentação do mapeamento de processos Business Intelligence.
Durante a celebração, a presidente da Capro e decana de Pesquisa e Inovação, Renata Aquino, salientou que a câmara é um importante instrumento que viabiliza os resultados da Universidade. “Percebemos a necessidade de ampliar os membros e faremos a inclusão de servidores do corpo técnico. Esperamos trazer mais olhares e competências, para continuar sendo um espaço de inovação e transparência da gestão”, disse.
O vice-reitor, Márcio Muniz, relembrou um pouco da história recente da pesquisa no país e a importância de criar instrumentos que a viabilizem, salientando a relevância da câmera e as mudanças feitas pela atual gestão. “Entendemos que é necessário ter controle, mas que ele não pode ser impeditivo. A Capro está em aperfeiçoamento para ter mais celeridade, transparência e tecnologias, pois inovação e ousadia são a cara da UnB”, pontuou.
Para o vice-presidente da Capro e decano de Administração, Jeremias Pereira, a Capro já tem o reconhecimento da comunidade acadêmica pelo bom trabalho que vem desenvolvendo. Ele apresentou dados sobre a atuação e disse que "a Universidade está pronta para receber orçamento que vem de fora para executar projetos, o que só é possível porque há uma estrutura adequada, como a Capro”.
Representando todos que já passaram pela câmara ao longo dos útimos sete anos, o membro mais antigo da Capro, professor Caio Frederico, pontuou a excelência do trabalho desenvolvido. "Acompanhei a Capro desde a criação, vivi os desafios, vibrei pelas conquistas e me identifiquei com as pessoas que fazem ela ser uma câmara forte, engajada, inovadora, íntegra e com uma articulação estratégica entre a Universidade e a sociedade”, disse.
CAPRO – Estabelecida em 2018 por meio da Resolução nº 0004 do Conselho Universitário (Consuni), ao qual é vinculada, a Capro é responsável por agilizar, tornar mais seguro e eficiente o processo de tramitação de projetos acadêmicos e institucionais na UnB. Desde a fundação, tornou-se um pilar fundamental da boa governança, promovendo a transparência, a legalidade e a integridade nos processos.
Entre os resultados obtidos durante os sete anos de atuação, destaca-se a queda do tempo médio para a tramitação de projetos, que reduziu de 152 dias, em 2018, para apenas 61 dias em 2025. Outra conquista é o número de propostas avaliadas, que aumentou de 80 em 2018, para 325 em 2024.
Além de proporcionar mais segurança em relação aos órgãos de controle, a Capro também reforçou a sustentabilidade institucional e ampliou a capacidade da UnB para firmar parcerias relevantes. O número de contratos firmados saltou de 20 em 2018, para 171 em 2024. “A Capro é a câmara onde você consegue ver em todas as dimensões o quanto a Universidade é potente”, reforçou Janaína.
