EXCELÊNCIA ACADÊMICA

Instituição está em 17º lugar no ranking geral e 12º no nacional na classificação da Times Higher Education Latin America

Na série histórica, iniciada em 2017, o desempenho da UnB é crescente. Foto: Anastácia Vaz/Secom UnB

A Universidade de Brasília (UnB) é a sétima melhor universidade federal na classificação da Times Higher Education (THE) Latin America. No ano passado, a UnB ocupava a sexta posição. O ranking avalia as melhores instituições de ensino superior da América Latina. No ranking geral, foi classificada como a 17ª melhor da região. Em 2022, era a 15ª.

“A UnB permanece como uma instituição reconhecida no Brasil e na América Latina. Passamos por grandes desafios nos últimos anos, como graves cortes orçamentários feitos pelo governo anterior, além da pandemia de covid-19. Isso somente foi possível com o trabalho da nossa comunidade e o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”, afirmou a reitora Márcia Abrahão.

Entre as instituições nacionais, a UnB foi classificada em 12º lugar no ranking, o mesmo registrado em 2021. Em 2022, a Universidade alcançou o 11º lugar. A decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional (DPO), Denise Imbroisi, esclarece que, “em 2017, quando inicialmente fomos classificados nesse ranking, a nossa posição foi a 19ª no geral da América Latina e agora, em 2023, somos a 12ª. Continuamos firmes no propósito de consolidar essa tendência de melhoria, com a colaboração de todos. Temos grande expectativa de que teremos os recursos necessários para o desenvolvimento de ensino em nível superior e ciência e tecnologia, com a excelência que é a marca da Universidade de Brasília".

Na série histórica, iniciada em 2017, quando a UnB passou a integrar o ranking, o desempenho da Universidade é crescente. Houve aumento de 19,4% no escore total. Os indicadores Ensino e Renda com Indústria tiveram as maiores variações positivas, respectivamente, 37,4% e 39,4%. Em Pesquisa, o aumento foi de 11,2% e, em Citações, a nota subiu 12,5%. Houve redução de 18,5% no indicador Reconhecimento Internacional.

Em 2023, os indicadores com melhor avaliação foram Ensino e Pesquisa, que pontuaram, respectivamente, 84,5 e 76,5. Em Citações, a UnB obteve 48,6, em Renda com Indústria, 48,5, e em Reconhecimento Internacional, 46,3. A pontuação geral da Universidade atingiu 70,8 pontos.