Tema da redação abordou o envelhecimento saudável e o direito à universidade

Na manhã de domingo (28), o campus Darcy Ribeiro recebeu cerca dois mil candidatos para a primeira edição do Processo Seletivo 60mais, voltado a vagas na graduação da UnB para pessoas com 60 anos ou mais. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A Universidade de Brasília esteve movimentada na manhã do domingo (28), com a presença de candidatos às vagas abertas para pessoas idosas, em cursos de graduação. Um momento definido por muitos como sendo histórico: a primeira edição do Processo Seletivo 60mais, medida que faz parte da Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão da instituição.

O processo seletivo foi conduzido inteiramente pela própria Universidade e a prova consistiu na realização de uma redação em Língua Portuguesa, que teve como tema o direito à universidade e ao envelhecimento saudável. Os candidatos puderam contar com cinco horas para realizar o exame, em salas de aula dos pavilhões Anísio Teixeira e João Calmon, no campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Incentivada pela filha, Maria Elisa Nogueira Ferroni é a candidata ao vestibular com maior idade. Aos 88 anos, ela deseja cursar Geografia na UnB. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Maria Elisa Nogueira Ferroni, a candidata inscrita na seleção com maior idade, 88 anos, disse ter se inscrito por incentivo da filha. “Eu gosto de estudar, eu leio muito. Eu estou feliz, mas também assustada, porque na minha idade era para eu estar lá no cantinho. Mas a minha filha me trouxe e disse: mãe, você é capaz!”. Maria Elisa concorre a uma das vagas para o curso de Geografia.

Na primeira edição da seleção 60mais, a UnB abriu 136 vagas, em 37 cursos presenciais, nos quatro campi da instituição. A graduação com maior número de inscritos foi Psicologia, com 566 candidatos, que concorrem a duas vagas. O resultado da prova será divulgado na data prevista de 29 de fevereiro, às 17h, e os aprovados poderão se matricular no primeiro semestre letivo de 2024, com aulas a partir de 18 de março.

>> Confira o cronograma completo

Das 3.013 inscrições homologadas, o Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB) estima que apenas 34,58% dos candidatos não compareceram ao exame. Uma taxa de abstenção abaixo do esperado. “Ficamos surpresos e felizes com a repercussão da iniciativa”, disse Diêgo Madureira, decano de Ensino de Graduação, que esteve presente no campus, acompanhando a realização da prova. O ingresso de pessoas idosas nos cursos de graduação, reconhece, implicará em desafios para a instituição, mas também em oportunidades para a inovação, com base na troca de conhecimentos entre gerações.

Reitora Márcia Abrahão e o decano de Ensino e Graduação, Diêgo Madureira, estiveram no campus para comprimentar os candidatas no início da prova. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A reitora Márcia Abrahão também esteve presente, para cumprimentar os candidatos no início da prova. "Estamos vivendo um marco na Universidade de Brasília. Foi um dia histórico para a nossa comunidade e também para o Distrito Federal. Antes do início das provas, passei em algumas salas de aula para desejar boa sorte aos participantes e escutei relatos emocionados", disse.

"A UnB continua na vanguarda, pioneira, e fazendo história no país. Parabenizo nossas pesquisadoras que nos incentivaram a ter uma Política voltada para pessoas idosas, a Câmara de Direitos Humanos, o Decanato de Ensino de Graduação, pela realização deste processo seletivo, e todas e todos envolvidos para que mais esse sonho se tornasse realidade na Universidade de Brasília e na vida de tantas pessoas", completou.

ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL – Ao lado de outras ações correlatas, a Câmara de Direitos Humanos (CDH/UnB) firmou uma carta de intenções sobre a Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC) para o acolhimento aos estudantes com 60 anos ou mais. O documento traz compromissos dos decanatos da UnB para implementação da política, instituída em fevereiro de 2023 na Universidade.

>> Saiba mais: UnB aprova Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão

Entre as iniciativas estão atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas; o enfrentamento ao etarismo; e o envelhecer como direito.