OPORTUNIDADE

Medida faz parte da Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão da Universidade

Sessão solene da Câmara de Direitos Humanos marca lançamento do processo seletivo específico para pessoas com 60 anos ou mais. Foto: Beto Monteiro/Ascom UnB

A UnB lançou nesta quinta (21) edital de processo seletivo específico para pessoas idosas que queiram cursar a graduação. O lançamento ocorreu no Salão de Atos da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, durante sessão solene da Câmara de Direitos Humanos.

>> Edital Processo Seletivo para Pessoas Idosas Graduação UnB

Na ocasião também foi apresentada oficialmente carta de intenções sobre a Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão (PESPC) instituída em fevereiro deste ano na Universidade. O documento traz compromissos dos decanatos da UnB para implementação da PESPC.

Entre as iniciativas estão atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas, o enfrentamento ao etarismo e o envelhecer como direito. Realizado pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o lançamento de processo seletivo específico para pessoas idosas é uma das ações previstas na PESPC.

“É uma honra para a UnB termos chegado a este momento. Parabenizo a todos que elaboraram a Política do Envelhecimento Saudável”, disse a reitora Márcia Abrahão, presidente da Câmara de Direitos Humanos. “Na UnB já temos diversas ações no âmbito do envelhecimento, ações de extensão, pesquisa, algumas iniciativas na graduação e pós-graduação e agora estamos estabelecendo uma política de acolhimento”, citou.

A professora da FAC Elen Geraldes, que preside a comissão de implementação da PESPC, ressaltou que a política busca promover uma educação para o envelhecer baseada nos Direitos Humanos e nas leis vigentes, como o Estatuto do Idoso e a Política Nacional da Pessoa Idosa. “A sociedade brasileira muitas vezes vê o envelhecer como um problema e aqui há uma ênfase no direito”, disse. Após citar uma série de ações previstas na PESPC, a docente lembrou que o PDI estabelece metas e prazos para as propostas.

“Acho que é mais um momento histórico da Universidade de Brasília e é um privilégio poder fazer parte dessa história. A iniciativa proposta pelo DEG no âmbito da política é bastante ousada e representa um grande desafio mas é algo que trará um ganho para todos”, avalia o decano de Ensino de Graduação, Diêgo Madureira que vê a diversidade como um estímulo à inovação.

Estiveram presentes na solenidade a secretária de Direitos Humanos, Deborah Santos; a vice-presidente da Câmara de Direitos Humanos e secretária de Comunicação, Mônica Nogueira; os decanos de Administração, Abimael Costa; de Assuntos Comunitários, Ileno Izídio; e de Planejamento e Orçamento, Denise Imbroisi, entre outros.

Clique para acessar edital e outras informações. Arte: Secom UnB

PROCESSO SELETIVO – Ao todo serão ofertadas 136 vagas em 37 cursos presenciais de graduação nos quatro campi da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online de 26 de dezembro a 10 de janeiro. Inscrições presenciais serão realizadas somente nos dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2024, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Decanato de Ensino de Graduação (DEG), localizado no andar térreo da Reitoria, campus Darcy Ribeiro, Asa Norte.

Para participar é preciso ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio. A prova será uma redação em Língua Portuguesa que deve ser aplicada na data provável de 28 de janeiro no campus Darcy Ribeiro.

>> Acesse 60mais - Processo Seletivo para Pessoas Idosas

O resultado final do processo seletivo será divulgado online e na entrada central do ICC Norte, campus Darcy Ribeiro, onde a lista de aprovados será afixada. A convocação para o registro acadêmico ocorrerá na data provável de 29 de fevereiro e os documentos exigidos para efetivação do registro devem ser entregues presencialmente no início de março. As aulas iniciam dia 18 de março.

Para o registro nos cursos de Música é exigida certificação de habilidade específica. Informação sobre datas e procedimentos será enviada por e-mail aos candidatos que se inscreverem no curso de Música Bacharelado ou Música Licenciatura.

Em caso de dúvidas sobre o edital ou o processo de inscrição, os candidatos podem entrar em contato com a comissão organizadora pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Confira passo a passo para inscrição online no processo seletivo para pessoas idosas – Graduação UnB 2024

*Matéria atualizada em 26 de dezembro de 2023.