EXCELÊNCIA

Na sexta posição entre as federais, Universidade aumentou nota geral obtida há quatro anos

Ranking da Folha avalia cinco áreas: Ensino, Pesquisa, Mercado, Internacionalização e Inovação com notas que vão de 0 a 100. Foto: FCE - Beto Monteiro/Secom UnB

A Universidade de Brasília é a nona melhor universidade do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgado nesta segunda-feira (13). A UnB manteve a posição da última edição da avaliação, publicada em 2019, e ainda conseguiu melhorar sua pontuação geral, de 91,21 para 92,22. Considerando somente as universidades federais, a UnB é a 6ª melhor do país. Este ano, foram classificadas 203 instituições de ensino superior do Brasil, entre públicas e privadas. O número de instituições públicas federais aumentou de 63 para 68.

“Mesmo enfrentando os desafios impostos às instituições de ensino superior, como diversos cortes orçamentários que sofremos nos últimos anos, a nossa universidade se mantém como uma referência no país. Vamos continuar fazendo pesquisa, ensino e extensão com excelência. Parabéns a toda a nossa comunidade. Esse resultado é fruto do empenho e do esforço de todas e todos”, destacou a reitora Márcia Abrahão.

O Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual de todas as universidades ativas do país que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha. São cinco critérios apreciados e ranqueados: Pesquisa, Ensino, Mercado, Internacionalização e Inovação. A UnB está entre as dez melhores universidades do Brasil em três deles: Ensino (7ª), Pesquisa (10ª) e Internacionalização (10ª). Em Mercado, a Universidade de Brasília está na 22ª posição. Em Inovação, é a 20ª.

UnB cresce nas avaliações do RUF. Arte: Secom UnB

Comparando com a edição de 2019, a UnB subiu no ranking em quatro áreas avaliadas. Foram quatro posições em Inovação; três em Internacionalização; uma em Pesquisa e uma em Mercado. Já em Ensino, a Universidade passou da 6ª para a 7ª colocação.

“Desde 2018, a UnB vem melhorando a nota geral no RUF, um dos rankings universitários mais importantes do país. Avaliações como essa nos ajudam a acompanhar os nossos avanços e encontrar oportunidades de melhoria”, ponderou a decana de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional, Denise Imbroisi.

Dos 38 cursos avaliados pelo RUF, a UnB é top 10 em 20 deles: Administração de empresas (8°), Arquitetura e Urbanismo (8°), Artes Plásticas e Visuais (10°), Ciências Contábeis (5°), Comunicação (5°), Direito (7°), Economia (7°), Engenharia Civil (7°), Fisioterapia (5°), Geografia (9°), História (10°), Letras (7°), Matemática (6°), Medicina (10°), Odontologia (10°), Pedagogia (10°), Propaganda e Marketing (5°), Psicologia (5°), Relações Internacionais (5°) e Serviço Social (8°).

METODOLOGIA – No Ranking Universitário Folha, cada uma das cinco áreas consideradas para classificação tem um peso. Pesquisa soma 42% na construção do RUF. Ensino tem uma participação de 32%. Mercado representa 18% da avaliação. Já Inovação e Internacionalização correspondem a 4%, cada.