EXCELÊNCIA

Curso noturno é a quarta habilitação do Instituto de Letras a conquistar nota máxima da comissão do Inep

Foto: Isa Lima/UnB Agência

O curso noturno de licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura, oferecido pelo Instituto de Letras da Universidade de Brasília (IL/UnB), recebeu nota máxima em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, do Ministério da Educação (Inep/MEC).

Entre as seis habilitações já avaliadas no Instituto de Letras, esta é a quarta nota máxima. Recentemente, os cursos de bacharelado e licenciatura em Letras Inglês e licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura diurno receberam nota 5 do MEC.

A análise técnica foi realizada nos dias 9 e 10 de abril. O curso recebeu nota máxima em todos os parâmetros presentes no relatório: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, e infraestrutura, conforme os requisitos legais e normativos e as diretrizes curriculares para o curso de Letras.

Para o diretor do Instituto de Letras da UnB, Enrique Huelva Unternbäumen, os resultados obtidos colaboram para o reconhecimento da qualidade do ensino e são frutos de muito trabalho e esforço. “É resultado do bom desempenho de todos os envolvidos: docentes, discentes e corpo técnico, além da preocupação de sempre incluir uma autocrítica em nossas ações, buscando sempre melhorar”, ressalta Huelva.

Segundo a vice-diretora do Instituto de Letras, Rozana Naves, a licenciatura em Português trouxe inovações relativas às disciplinas chamadas Laboratórios de Ensino, voltadas a prática docente e participa de programas como o Pibid e o Prodocência.

Diretor e vice-diretora do Instituto de Letras. Foto: Isa Lima/UnB Agência

Houve também a ampliação da carga horária de estágio supervisionado. Há ainda projetos voltados para professores, com o objetivo de incentivar a formação continuada, com cursos de especialização oferecidos em parceria com a Secretaria de Educação do DF.

Rozana afirma que o IL passará por mudanças em breve. Haverá alteração na grade curricular de alguns cursos, construção de espaços laboratoriais e implantação de projeto, ainda em sistematização, de atividades específicas voltadas à prática profissional.

O Instituto de Letras foi criado em 1962, é composto por três Departamentos: Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP), Departamento de Teoria Literária e Literatura (TEL) e Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET), e oferta atualmente 16 habilitações. O curso de Letras Português é um dos mais antigos, criado no mesmo ano do Instituto. A habilitação noturna de licenciatura em Língua Portuguesa e Respectiva Literatura foi criada em 1995.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.