EXCELÊNCIA

Bacharelado e licenciatura do Instituto de Letras recebem a menção máxima em análise técnica do Ministério da Educação

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

O Instituto de Letras da Universidade de Brasília (IL/UnB) conquistou mais duas notas 5 em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, vinculado ao Ministério da Educação (Inep/MEC).

Os cursos foram bacharelado e licenciatura em Letras/Francês do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET).

O curso de licenciatura recebeu a visita do MEC nos dias 15 e 16 de junho. A avaliação levou em conta condições de oferta, divididas em três dimensões: tutorial e infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente.

No relatório de avaliação, foi destacada a experiência profissional do corpo docente, em que 89% dos docentes são doutores e os outros 11% possuem mestrado acadêmico.

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Segundo o professor René Gottlieb, coordenador da licenciatura, essa foi a segunda vez que a graduação foi avaliada pelo MEC e a primeira que recebeu a nota máxima. "A licenciatura em Letras/Francês não está presente em muitas universidades brasileiras, então para a UnB é um reconhecimento".

"Nosso trabalho se reflete nessas avaliações. É muito gratificante, pois mostra que estamos na direção certa", comemora o professor.

René comenta algumas ações de destaque que a graduação oferece. "Fazemos muitas atividades de extensão para enriquecer a jornada dos estudantes, como literatura e atividades teatrais, fazemos também projetos de pesquisa que integrem os alunos".

A análise do curso de bacharelado foi feita nos dias 1º e 2 de junho. Segundo o relatório de avaliação, a comissão verificou que as políticas institucionais constantes no Plano de Desenvolvimento Institucional foram implementadas. Ainda, destacou que há coerência do currículo com as Diretrizes Curriculares Nacionais.

"As duas notas máximas vêm consolidar um ciclo de excelentes avaliações que o Instituto tem recebido das comissões externas. Isso é resultado, por um lado, da tradição das Letras na UnB e da produção científica altamente qualificada do corpo docente e, por outro lado, do trabalho coletivo que realizamos para atualizar as matrizes curriculares e repensar os espaços de aprendizagem dos cursos, de modo a garantir formação de qualidade para os nossos estudantes", diz a vice-diretora do IL, professora Rozana Naves.

No ano passado, os cursos de bacharelado e licenciatura em Letras/Inglês também conquistaram nota 5 na mesma avaliação.