ANIVERSÁRIO

Com o objetivo de prestar contas e aproximar-se da comunidade universitária e da sociedade, live nesta segunda (26) abordou a história da unidade e sua importância para uma gestão mais eficiente

Auditoria Interna da UnB reúne parceiros em evento virtual de comemoração de seus 35 anos. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

A contribuição do controle institucional para a alta gestão de um órgão público e para a sociedade foi um ponto fortemente destacado durante o evento comemorativo dos 35 anos da Auditoria Interna da Universidade de Brasília (AUD). Realizado remotamente na última segunda-feira (26), com transmissão no canal da UnBTV no YouTube, o encontro reuniu representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU), da União Nacional dos Auditores do Ministério da Educação (Unamec) e da Associação Nacional dos Servidores Integrantes das Auditorias Internas do Ministério da Educação (Associação Fonai), além da Auditoria Interna e da Reitoria da UnB.

 

Todos destacaram o momento da Auditoria da Universidade e a importância de sua atuação para que a gestão e a Universidade de Brasília sigam cada vez mais fortes e eficientes.

 

“[Esse é um] momento histórico da Auditoria Interna se abrindo para a sociedade. A atividade da AUD contribuiu e pode vir a contribuir muito mais a partir da melhor compreensão da sociedade e da gestão sobre a relevância do nosso papel, bem como a importância que tem uma unidade de auditoria interna forte, com servidores comprometidos com os objetivos institucionais”, afirmou o presidente da Associação Fonai, Carlos Arthur Saldanha Dias.

 

Ele ressaltou a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional como guia para as unidades de auditoria saberem claramente para onde suas instituições pretendem caminhar e de que forma podem auxiliar a gestão.

 

“Não esqueçamos que a gestão vem por ciclos: a cada quatro anos podem mudar algumas pessoas, mas a auditoria interna não. A de vocês tem 35 anos, nove gestões. Quantas ideias passaram pela Reitoria da UnB, com quantas visões diferentes da Universidade a Auditoria Interna trabalhou. E, ao mesmo tempo, temos esse plano, que é atualizado a cada cinco anos, mas muda muito pouco”, pontuou.

 

DESEMPENHO – O auditor-chefe da UnB, professor Abimael Costa, apresentou a evolução da unidade desde que foi criada, em abril de 1986. “Temos muito o que exaltar, pois nesse período a Auditoria Interna da Universidade de Brasília aperfeiçoou os processos operacionais, renovou a força de trabalho e preparou-se para auxiliar na boa governança da UnB. Além disso, pode-se citar sua contribuição em diversos momentos, assessorando a avaliação dos controles internos para alcance da nota máxima na avaliação institucional do Ministério da Educação", opinou Costa.

Evolução do trabalho da Auditoria Interna ao longo de mais de três décadas foi um dos temas abordados durante a live. Auditor-chefe Abimael Costa (direita) destacou contribuições da unidade para a UnB. Imagem: Reprodução/UnBTV

 

Ele avaliou, ainda, que o resultado demonstra a qualidade da Auditoria Interna da UnB e também indica as bases para um futuro que promete ainda mais realizações. “Para executar política pública, gasto público, é necessário que os gestores tenham o apoio de instâncias como a Auditoria Interna, que possa prestar esclarecimentos, consultorias e orientações das diversas diretrizes, ora advindos dos marcos legais da época, ora das diretrizes do TCU, das instâncias de controle interno”, preconiza.

 

Abimael Costa afirmou que o evento virtual foi uma forma de prestação de contas da Auditoria Interna e também de aproximação com a comunidade, justamente por trazer à tona contribuições da unidade nos últimos 35 anos para a Universidade de Brasília.

 

“É uma forma de ampliar a forma como estamos trabalhando e também de aproximar a Auditoria Interna dos gestores da Universidade, da comunidade e das demais partes interessadas. É de extrema importância que trabalhemos em novas formas de diálogo com gestores, com a sociedade”, declarou.

 

A reitora Márcia Abrahão também lembrou avanços do setor que permitiram dar regularidade aos trabalhos desenvolvidos. O regimento interno foi aprovado em 2019, e a unidade, vinculada ao Conselho de Administração (CAD), conta com nova estrutura organizacional desde o ano passado.

 

“Hoje, nossa Auditoria Interna presta contas periódicas ao Conselho de Administração da Universidade, tem espaço físico mais adequado, mais autonomia, mais autoridade interna. Os prazos hoje em dia são mais bem cumpridos e temos uma equipe em que seus técnicos estão sempre se qualificando. Temos relação excelente com os órgãos de controle”, enumerou a reitora.

 

“A administração superior continuará dando todas as condições para vocês atuarem, para cada vez mais a UnB ter uma gestão de excelência, eficiente e que isso se reflita cada vez mais nos indicadores acadêmicos da Universidade, que é para isso que nós existimos”, garantiu.

 

PARCERIAS – Presente no evento virtual de aniversário da Auditoria da UnB, o diretor da 4ª Diretoria Técnica do Tribunal de Contas da União - Educação Superior/Universidades, Leandro Santos de Brum, ressaltou que as unidades de controle interno e externo devem estar sempre presentes nas universidades e atuar de maneira conjunta.

 

“Devemos trabalhar de forma integrada, articulada, fortalecendo uns aos outros. O TCU tem essa diretriz, esse papel, e deseja que as unidades internas sejam fortalecidas pela relevância delas”, comentou.

 

O coordenador-geral de Auditoria da Área de Educação Superior e Profissionalizante da CGU, Cristiano Coimbra de Souza, compartilhou dessa visão e reforçou a importância dessa união para o fortalecimento das auditorias.

 

“Enxergamos as auditorias das universidades e institutos federais como parte do nosso desafio de levar agregação de valor para o sistema federal de ensino superior. Sem as auditorias internas, não seria viável encarar esse desafio, é muito relevante. E o desafio daqui em diante é cada vez mais conversar entre nós. Temos crescido nessa relação nos últimos anos”, acredita.

 

CELEBRAÇÃO – A live desta segunda (26) foi o primeiro dos dois eventos planejados para comemorar os 35 anos da Auditoria Interna da UnB. O próximo está marcado para 29 de novembro. Haverá emissão de certificado para participantes inscritos.

 

Confira a íntregra do evento:

 

Leia também:

>> Senado homenageia equipe do HUB responsável por pesquisa da CoronaVac

>> Segundo volume de revista em quadrinhos sobre prevenção à covid-19 já está disponível

>> Pesquisa indica efetividade de vacina contra variante brasileira do novo coronavírus

>> Iniciativa convida universidades a pensarem formas de implementar a Agenda 2030

>> Consuni comemorativo celebra 59 anos da UnB e entrega título inédito de Honra ao Mérito

>> Conheça os agraciados com Honra ao Mérito no Consuni especial de 59 anos da UnB

>> CAD aprova Relatório de Gestão 2020

>> UnB tem cerca de 200 projetos de combate à covid-19 em andamento com apoio institucional

>> Projeção e esperança para os 60 anos da UnB, em 2022

>> UnB completa 59 anos gerando impacto dentro e fora dos ambientes de ensino

>> Nova funcionalidade do app Guardiões da Saúde facilita o monitoramento de casos de covid-19 na UnB

>> Sessão especial do Senado comemora os 61 anos de Brasília

>> Retomada segura é prioridade da UnB nestes 59 anos

>> Projeto da UnB e do MEC contribui para a gestão da educação básica nos municípios

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.