ANIVERSÁRIO

Em celebração à data, unidade promove a 44ª Semana de Filosofia com palestras, debates e mesas-redondas. Atividades vão até sexta-feira (20)

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Começou, nesta segunda-feira (16), a 44ª Semana de Filosofia, com o tema Filosofia e Experiência - 30 anos do Departamento de Filosofia da UnB. O evento marca o aniversário da unidade, que oferece, até o fim da semana, atrações multidisciplinares, sempre realizadas no memorial Darcy Ribeiro. Entre os objetivos do encontro estão o de promover uma reflexão sobre o papel da Filosofia na Universidade, exaltar a memória e a história do departamento e promover um diálogo da Filosofia com outras áreas do conhecimento.

Confira a programação

Professores, intelectuais e personalidades de diversas áreas participam da iniciativa. O primeiro dia resgatou um pouco da memória do departamento, com a presença de docentes, alunos e ex-alunos que marcaram a história da Filosofia da UnB.

“Queremos mostrar o nosso lugar na academia. Qual o nosso papel, o que temos a oferecer e o que a Universidade pode solicitar da Filosofia. É uma reflexão que passa por diversas áreas”, diz Alex Calheiros, chefe do Departamento. Ele lembra ainda da importância da Filosofia na formação acadêmica, como disciplina presente no currículo de muitos cursos.

Até sexta, a semana segue com muitas atrações. Além de professores da casa, destaque para as presenças do filósofo Hugh Lacey, referência mundial no debate sobre Filosofia e Política, e de nomes importantes no cenário nacional, como o filósofo Vladimir Safatle e o antropológo Renato Sztutman, ambos da Universidade de São Paulo (USP), e da socióloga Silvia Viana. Haverá ainda apresentação de um grupo paulista de teatro e a presença dos deputados federais Jean Wyllis e Sibá Machado.

HISTÓRIA - A concepção do Departamento data do começo da década de 1960, juntamente com a criação da Universidade. Com o início da ditadura, antes mesmo de seu nascimento, o departamento foi dissolvido, em um episódio que culminou com uma demissão em massa de professores em 1965, acusados de subversão ou, no caso da maioria, em protesto à repressão no campus. Após inúmeras tentativas, o Departamento de Filosofia da UnB seria finalmente criado em 1986.