ÓRGÃOS COLEGIADOS

Cepe decidiu permanecer na etapa 1 do plano de retomada, devido ao cenário epidemiológico. Nova avaliação será feita em janeiro, mais perto da data de início do próximo período letivo

Por videoconferência, 615ª reunião do Cepe decidiu que o 2º semestre de 2020, cujo início está previsto para 1º de fevereiro de 2021, será feito em modo remoto. Imagem: Reprodução

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília decidiu que o 2º semestre de 2020, cujo início está previsto para 1º de fevereiro de 2021, será feito em modo remoto, assim como o semestre atualmente em curso. O formato está em consonância com a etapa 1 do plano de retomada das atividades da UnB. O colegiado deliberou, ainda, que fará nova avaliação na semana entre 10 e 16 de janeiro do ano que vem, para verificar a possibilidade de realização de algumas atividades em modo presencial.

A decisão, tomada em reunião nesta quinta-feira (3), foi motivada pelo aumento dos índices de transmissão do novo coronavírus em vários estados e no Distrito Federal e pela impossibilidade de se prever como estará a situação epidemiológica até fevereiro. "A projeção é de agravamento nas próximas semanas. O Brasil, ao contrário de outros países, não conseguiu sair claramente da primeira onda e, agora, vive um maremoto", disse o professor Wildo Navegantes, da Faculdade UnB Ceilândia.

"Não vamos ter cobertura vacinal que nos proteja já no próximo semestre", acrescentou ele, que é também epidemiologista e integrante do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB (Coes). Em janeiro, caso haja mudança no cenário, o Cepe pode decidir pelo avanço no plano de retomada, para a etapa 2, que prevê a realização de algumas atividades (indispensáveis) em modo presencial.

O reitor em exercício, Enrique Huelva, destacou que a Universidade está se preparando para a etapa 2, independentemente de quando ela possa ocorrer. "Estamos executando uma série de adaptações acadêmicas e administrativas, que incluem a preparação dos espaços físicos, a troca de torneiras, a marcação das áreas, a análise de como operacionalizar disciplinas", enumerou.

Huelva garantiu que o Comitê de Coordenação das Ações de Recuperação (Ccar) também fará monitoramento mais próximo às unidades que possuem disciplinas práticas, para auxiliá-las no preparo para a gradual retomada da presencialidade. "Diante de toda essa oscilação externa, precisamos ter muita firmeza interna, baseada em dados, planejamento e sempre tendo em vista a saúde da nossa comunidade e o andamento acadêmico dos nossos estudantes, em especial os formandos", defendeu.

Na reunião, o Cepe aprovou a data de encerramento do 2º/2020, com 90 dias letivos: 21 de maio do ano que vem. Os conselheiros concordaram ser melhor aguardar para definir o calendário letivo de 2021, tendo em vista o cenário da pandemia e as recentes decisões do Ministério da Educação.

PORTARIA DO MEC – Na quarta-feira (2), o MEC publicou a portaria nº 1.030, que versa sobre o "retorno às aulas presenciais" nas instituições federais de ensino a partir de 4 de janeiro de 2021. O documento foi criticado por gestores, que destacaram o fato de a pandemia estar recrudescendo e de as universidades terem planos de retomada em execução, baseados em evidências científicas.

"Ontem no final do dia [quarta-feira], havia a notícia de que a portaria seria revogada, mas isso não ocorreu. O ministro [Milton Ribeiro] disse que quer ouvir as universidades antes de revogar o documento", comentou Huelva. "Se isso não cair, que tipo de discussão teremos? Estávamos justamente aguardando uma homologação do MEC sobre o parecer do Conselho Nacional de Educação que considerava a excepcionalidade do momento. Me pergunto qual a autonomia universitária temos de fato", acrescentou a professora Flávia Narita, representante do Instituto de Artes (IdA).

>> Leia a nota da Reitoria sobre portaria do MEC

O Cepe deve voltar a se reunir na próxima quinta-feira (10), para definir os demais artigos que devem guiar o 2º semestre de 2020.

Confira 615ª reunião do Cepe: