SUSTENTABILIDADE

Em 2019, Universidade cumpriu 30 das 41 metas estabelecidas no Plano de Logística Sustentável. Catorze superaram o que havia sido previsto

Conselheiros conheceram resultados da aplicação do Plano de Logística Sustentável da UnB entre 2017 e 2019. Informações estão reunidas em um relatório. Imagem: Reprodução 


A Universidade de Brasília fez avanços consistentes em práticas sustentáveis. É o que revela o relatório de 2019 sobre a implementação do Plano de Logística Sustentável da instituição. De acordo com o documento, apresentado na última quinta-feira (26) ao Conselho de Administração (CAD), a UnB cumpriu 73% das metas de sustentabilidade – ou 30 das 41. O desempenho foi acima do esperado em 14 delas.

 

"Quando propusemos as metas, em 2017, muitos setores disseram ser difícil cumpri-las, principalmente as relacionadas à redução do consumo de resmas de papel e toners de impressoras", lembrou o secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Zuchi. "Mas conseguimos e, inclusive, com resultados melhores do que estava inicialmente estabelecido", comemorou.

 

O consumo de resmas de papel, cuja proposta era redução de 8%, foi 32,5% menor entre os anos de 2017 e 2019. No caso de toners e cartuchos, a meta proposta era de 45%, mas a diminuição chegou a 80% no mesmo período. Outro material de consumo com expressiva redução foram os copos descartáveis: os de 200 ml foram 46,5% menos utilizados e os de 50 ml, 48,7%, em dois anos. A meta, para ambos, era reduzir o uso em 6%.

 

Uma meta cumprida dentro do esperado, com forte impacto nas rotinas da Universidade, foi a adequação de compras e contratos de prestação de serviços às regras de sustentabilidade. Em 2019, 77 dos 78 contratos estavam adaptados às normas. "A forma como fazemos a limpeza, por exemplo, mudou. Não se usa mais a mangueira aberta, mas outros mecanismos para a higienização", detalhou o professor Zuchi.

 

>> Veja a íntegra da apresentação

 

MANUTENÇÃO – Em relação ao consumo de água, houve também esforço institucional para encontrar vazamentos na rede hidráulica e corrigi-los, em parceria com a Prefeitura da UnB. "Eu quero parabenizar os colegas da Sema [Secretaria de Meio Ambiente] e todos os docentes e técnicos que têm ajudado neste processo profundo de mudança cultural, para que a Universidade se torne cada vez mais sustentável", disse a reitora Márcia Abrahão.

 

Ela destacou que a UnB está, agora, resolvendo questões ambientais históricas, relacionadas ao passivo de supressão de árvores para a construção de edifícios. "Avançamos muito, principalmente depois de criar um órgão específico na instituição para cuidar desse assunto. Não pagamos mais multas por questões ambientais", frisou. A Sema foi criada em 2019 pelo Conselho Universitário (Consuni).

 

Os conselheiros elogiaram o trabalho da Sema e sugeriram a criação de mecanismos para o envolvimento de toda comunidade na adoção das práticas mais sustentáveis. Também foi discutida a formação de técnicos para lidar com demandas legais de sustentabilidade. A Sema e os decanatos de Administração (DAF) e de Gestão de Pessoas (DGP) estão comprometidos com isso.

 

"Tivemos um avanço muito grande, com o atingimento de metas que dependiam fortemente da gestão. Agora, é preciso trabalhar em um processo amplo de conscientização da comunidade, ativando a participação de professores, estudantes, técnicos e terceirizados", defendeu Zuchi.

Entre as metas de sustentabilidade batidas, está o consumo de combustível, que teve grande queda. Imagem: Reprodução

 

TRABALHO REMOTO – Durante a reunião do CAD, também foi apresentada nova minuta para a implementação do trabalho remoto na UnB. O texto precisou ser alterado porque o governo federal editou duas novas instruções normativas sobre o assunto. As mudanças principais dizem respeito às modalidades de trabalho remoto – antes, eram três (teletrabalho, semipresencial ou por tarefas); agora, são apenas duas (trabalho remoto parcial ou trabalho remoto integral) – e à extinção do período de experiência-piloto.

 

"A instrução anterior previa 24 meses para a experiência-piloto. Agora não há mais isso. Uma vez que o trabalho remoto seja autorizado, ele pode ser colocado em prática em toda a instituição. Está prevista apenas uma avaliação periódica, a cada seis meses", explicou a diretora do Instituto de Letras, Rozana Naves, presidente da comissão do CAD que analisa o assunto.

 

Os conselheiros não deliberaram sobre a nova resolução, contudo. "Nossa intenção é dar tempo para que as unidades conheçam a minuta com calma. Quem quiser fazer sugestões deve encaminhá-las à SOC [Subsecretaria de Órgãos Colegiados]", disse a reitora. A SOC receberá as sugestões até 11 de dezembro, por e-mail. Depois disso, o CAD deve voltar a se reunir.

 

Assista à integra da reunião:

 

Leia também:

 >> UnB promove a décima edição da Jornada Internacional de Gestão de Esportes

>> 28ª edição do Boletim Coes traz dados atualizados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Cerimônia de posse celebra nova direção do Centro de Excelência em Turismo (CET)

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Ciclo de webinários sobre internacionalização termina nesta quarta-feira (25)

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Tutores oferecem suporte para andamento do semestre letivo na Universidade de Brasília

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Maria Lucia Pinto Leal é a mais nova professora emérita da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Reitora Márcia Abrahão agradece à comunidade acadêmica por apoio para recondução ao cargo

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Congresso de Iniciação Científica tem edição totalmente virtual

>> UnB firma parceria com Banco do Brasil para inclusão digital de estudantes

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.