SUSTENTABILIDADE

Em 2019, Universidade cumpriu 30 das 41 metas estabelecidas no Plano de Logística Sustentável. Catorze superaram o que havia sido previsto

Conselheiros conheceram resultados da aplicação do Plano de Logística Sustentável da UnB entre 2017 e 2019. Informações estão reunidas em um relatório. Imagem: Reprodução

A Universidade de Brasília fez avanços consistentes em práticas sustentáveis. É o que revela o relatório de 2019 sobre a implementação do Plano de Logística Sustentável da instituição. De acordo com o documento, apresentado na última quinta-feira (26) ao Conselho de Administração (CAD), a UnB cumpriu 73% das metas de sustentabilidade – ou 30 das 41. O desempenho foi acima do esperado em 14 delas.

"Quando propusemos as metas, em 2017, muitos setores disseram ser difícil cumpri-las, principalmente as relacionadas à redução do consumo de resmas de papel e toners de impressoras", lembrou o secretário de Meio Ambiente da UnB, Pedro Zuchi. "Mas conseguimos e, inclusive, com resultados melhores do que estava inicialmente estabelecido", comemorou.

O consumo de resmas de papel, cuja proposta era redução de 8%, foi 32,5% menor entre os anos de 2017 e 2019. No caso de toners e cartuchos, a meta proposta era de 45%, mas a diminuição chegou a 80% no mesmo período. Outro material de consumo com expressiva redução foram os copos descartáveis: os de 200 ml foram 46,5% menos utilizados e os de 50 ml, 48,7%, em dois anos. A meta, para ambos, era reduzir o uso em 6%.

Uma meta cumprida dentro do esperado, com forte impacto nas rotinas da Universidade, foi a adequação de compras e contratos de prestação de serviços às regras de sustentabilidade. Em 2019, 77 dos 78 contratos estavam adaptados às normas. "A forma como fazemos a limpeza, por exemplo, mudou. Não se usa mais a mangueira aberta, mas outros mecanismos para a higienização", detalhou o professor Zuchi.

>> Veja a íntegra da apresentação

MANUTENÇÃO – Em relação ao consumo de água, houve também esforço institucional para encontrar vazamentos na rede hidráulica e corrigi-los, em parceria com a Prefeitura da UnB. "Eu quero parabenizar os colegas da Sema [Secretaria de Meio Ambiente] e todos os docentes e técnicos que têm ajudado neste processo profundo de mudança cultural, para que a Universidade se torne cada vez mais sustentável", disse a reitora Márcia Abrahão.

Ela destacou que a UnB está, agora, resolvendo questões ambientais históricas, relacionadas ao passivo de supressão de árvores para a construção de edifícios. "Avançamos muito, principalmente depois de criar um órgão específico na instituição para cuidar desse assunto. Não pagamos mais multas por questões ambientais", frisou. A Sema foi criada em 2019 pelo Conselho Universitário (Consuni).

Os conselheiros elogiaram o trabalho da Sema e sugeriram a criação de mecanismos para o envolvimento de toda comunidade na adoção das práticas mais sustentáveis. Também foi discutida a formação de técnicos para lidar com demandas legais de sustentabilidade. A Sema e os decanatos de Administração (DAF) e de Gestão de Pessoas (DGP) estão comprometidos com isso.

"Tivemos um avanço muito grande, com o atingimento de metas que dependiam fortemente da gestão. Agora, é preciso trabalhar em um processo amplo de conscientização da comunidade, ativando a participação de professores, estudantes, técnicos e terceirizados", defendeu Zuchi.

Entre as metas de sustentabilidade batidas, está o consumo de combustível, que teve grande queda. Imagem: Reprodução

TRABALHO REMOTO – Durante a reunião do CAD, também foi apresentada nova minuta para a implementação do trabalho remoto na UnB. O texto precisou ser alterado porque o governo federal editou duas novas instruções normativas sobre o assunto. As mudanças principais dizem respeito às modalidades de trabalho remoto – antes, eram três (teletrabalho, semipresencial ou por tarefas); agora, são apenas duas (trabalho remoto parcial ou trabalho remoto integral) – e à extinção do período de experiência-piloto.

"A instrução anterior previa 24 meses para a experiência-piloto. Agora não há mais isso. Uma vez que o trabalho remoto seja autorizado, ele pode ser colocado em prática em toda a instituição. Está prevista apenas uma avaliação periódica, a cada seis meses", explicou a diretora do Instituto de Letras, Rozana Naves, presidente da comissão do CAD que analisa o assunto.

Os conselheiros não deliberaram sobre a nova resolução, contudo. "Nossa intenção é dar tempo para que as unidades conheçam a minuta com calma. Quem quiser fazer sugestões deve encaminhá-las à SOC [Subsecretaria de Órgãos Colegiados]", disse a reitora. A SOC receberá as sugestões até 11 de dezembro, por e-mail. Depois disso, o CAD deve voltar a se reunir.

Assista à integra da reunião: